Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de junho de 2010

Alerta epidemiológico: caso confirmado de Mormo em eqüino no Distrito Federal

1. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em atenção à notificação feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no dia 21.04.2010 sobre a ocorrência do primeiro caso de mormo em um eqüino de Sobradinho/Distrito Federal, alerta a todos os profissionais de saúde sobre o risco de ocorrência de casos desta enfermidade em humanos.

2. Mormo ou Lamparão é uma zoonose causada pela bactéria da espécie Burkholderia mallei, gram-negativa, imóvel, não encapsulada, bacilo não formador de esporos. É uma grave enfermidade infecto-contagiosa que acomete especialmente os eqüídeos (cavalos, burros e mulas), ocasionalmente felinos, camelos, ursos, lobos, cães, e que pode ser transmitida ao homem. Pequenos ruminantes também podem ser infectados se mantiverem estreito contato com animais infectados. Em eqüinos, a letalidade é de cerca de 95%.

3. A doença é transmitida ao homem pelo contato direto com animais infectados. A bactéria penetra no organismo através da pele e através das mucosas dos olhos e nariz. Casos esporádicos têm sido documentados em veterinários, magarefes, tratadores de animais e laboratoristas, porém no Brasil, não há registro de casos em humanos.

LEIA MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva