Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia Mundial da Asma

A asma atinge mais de 200 mil pessoas em Fortaleza. Sendo a terceira
causa de internação do País, a doença atinge 10% da população
brasileira e 300 milhões de pessoas em todo o mundo

Nesta terça-feira, 4, Dia Mundial da Asma, ocorre o Seminário sobre Atualização em Controle da Asma Grave, de 8 horas às 12 horas, no auditório principal do Hospital de Messejana. O público do evento são pacientes portadores da doença. Cerca de 100 pessoas estão sendo esperadas.
A asma atinge mais de 200 mil pessoas em Fortaleza. Sendo a terceira causa de internação do País, a doença atinge 10% da população brasileira e 300 milhões de pessoas em todo o mundo. A Asma tem um custo elevado para o Sistema Público de Saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, são R$ 310 milhões por ano no Brasil.
O seminário é resultado de uma parceria entre o Hospital de Messejana e Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia.
Curso
Na oportunidade, a equipe do Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana, Procam, vai realizar o Concurso de Bombinha com premiação para os pacientes que usarem o equipamento corretamente. A bombinha contém o medicamento para controle da doença. Um documentário sobre Procam será apresentado durante o evento.
Na sexta-feira, dia 7, das 8 horas às 12 horas, na Praça do Ferreira, médicos vão atender asmáticos em tratamento, verificando como está o controle da doença, através do teste do sopro, e orientando o público para uso correto dos medicamentos.
Tratamento
Em Fortaleza existem dois centros de referência para o tratamento, atendimento e distribuição de medicamentos aos portadores de asma grave: Hospital de Messejana e Hospital Universitário Walter Cantídio. A prefeitura de Fortaleza, através do programa Proaica, fornece medicamentos para a população infantil.
Sintomas
Os sintomas da asma na criança, assim como no adulto, são recorrentes, ou seja, não estão presentes o tempo todo. Há períodos em que o paciente apresenta falta de ar, chiado no peito, secreção e um pouco de tosse. Estes sintomas aparecem em diferentes circunstâncias e intensidades e em geral, estão relacionados com mudanças de temperatura, contatos com substâncias irritantes, alérgenos, poeira, ou são desencadeados por exercícios físicos ou estresse.
Os principais sinais de alerta são: tosse seca persistente - principalmente à noite; sibilância (chiado no peito); respiração mais rápida do que o normal; falta de ar; cansaço físico; sensação de aperto ou dor no peito.

Fonte: Hospital de Messejana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva