Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reduzir o consumo de álcool pode diminuir risco de câncer de cólon, principalmente em pessoas com história familiar de câncer colorretal

Pessoas com história familiar de câncer colorretal podem ser mais suscetíveis aos efeitos adversos do consumo de álcool. Estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a redução do consumo de álcool pode diminuir a incidência decâncer de cólon, especialmente entre aqueles com história familiar da doença.
Os estudos prospectivos Nurses’ Health Study e Health Professionals Follow-Up Studytiveram a participação de mulheres e homens, respectivamente. O consumo de álcool foi avaliado durante um acompanhamento de 26 anos, em 87.861 mulheres, e de 20 anos, em 47.290 homens. Foram documentados 1.801 casos de câncer de cólon (1.094 mulheres e 707 homens) durante o período.
O maior consumo de álcool foi associado a um risco elevado de câncer de cólon, embora a associação tenha sido significativa apenas naqueles que consumiam 30 gramas ou mais de álcool ao dia. A associação entre o consumo de álcool e o câncer de cólon difere de acordo com a história familiar de câncer colorretal. Os indivíduos que consomem 30 gramas ou mais de álcool ao dia e que têm história familiar para o câncercolorretal têm maior risco relativo de desenvolver o tumor.
Concluiu-se que a redução do consumo de álcool pode diminuir a incidência do câncer de cólon, especialmente entre aqueles com história familiar de câncer colorretal.

Complementos

19/02/2012 - Complemento feito por marcos samuel lamorea

Re: Reduzir o consumo de álcool pode diminuir risco de câncer de cólon, principalmente em pessoas com história familiar de câncer colorretal
De acordo, com as estatísticas, o número de portadores de câncer aumenta em todo o mundo e particularmente no Brasil. 

Sabe-se que alguns tipos de neoplasias estão intimamente associadas a hábitos alimentares e alguns vícios, como consumo em excesso de álcool, o que nos dá pistas para implantação de programas de prevenção, pois a interação entre o genótipo, ou a carga genética que poderia facilitar o aparecimento de determinada neoplasia com agressões tissulares constantes no caso do uso excessivo de álcool, sendo uma forma de prevenir novos casos, uma reeducação quanto a hábitos como excesso de álcool. 

A pesquisas em fatores que potencialmente podem induzir a neoplasias, atualmente aliadas aos métodos de detectação precoce de tumores são armas, que deverão ser cada vez mais aprimoradas e certamente terão um impacto positivo importante na diminuição de casos de câncer. 

Programas de detectação precoce aliados as campanhas de prevenção, com vistas a educação em saúde são armas que não poderão ser negligenciadas, conscientizar, certamente irá trazer bons resultados , mesmo no câncer que é considerada uma doença terminal, mas que muito se pode fazer para que tal quadro mude de forma significativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva