Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

H1N1 = BOMBA BIOLÓGICA

•O que é a gripe suína?

Gripe suína, ou influenza suína, é uma doença respiratória aguda altamente contagiosa que ocorre em porcos, provocada por um dos diversos vírus A da gripe suína. A incidência da doença tende a ser alta, e a mortalidade, baixa (1-4%). O vírus se dissemina entre porcos por aerossóis, contato direto e indireto, e porcos que são portadores assintomáticos. Os surtos em porcos ocorrem durante o ano todo, com uma maior incidência no outono e no inverno em zonas temperadas. Muitos países vacinam regularmente as populações de suínos contra a gripe suína.

Os vírus da gripe suína geralmente são do subtipo H1N1, mas outros subtipos também circulam em porcos (por exemplo, H1N2, H3N1, H3N2). Além destas variedades, os porcos também podem ser infectados pelo vírus da gripe aviária e vírus da gripe sazonal humana. Acredita-se que o vírus suíno H3N2 foi originalmente introduzido em porcos por seres humanos. Às vezes, os porcos podem ser infectados por mais de um tipo do vírus ao mesmo tempo, o que pode gerar a recombinação dos genes destes vírus. O vírus resultante, o denominado “vírus recombinado”, pode conter genes de diversas fontes. Os vírus da gripe suína pertencem normalmente a espécies específicas e infectam apenas porcos, mas às vezes eles atravessam a barreira das espécies e causam doenças em humanos.

Quais são as implicações para a saúde humana?

Surtos e infecções humanas esporádicas pela gripe suína já foram registrados. Geralmente, os sintomas clínicos são similares ao da gripe sazonal, mas diagnósticos clínicos que variam desde a infecção assintomática à pneumonia grave seguida de morte.

Como o diagnóstico clínico típico da infecção por gripe suína em humanos é parecido com o da gripe sazonal e outras doenças infecciosas respiratórias agudas, a maioria dos casos foi detectada por acaso durante o monitoramento da gripe sazonal. Casos leves ou assintomáticos podem não ter sido detectados e, portanto, a real dimensão da doença entre seres humanos ainda é desconhecida.


No passado, as infecções por gripe suína geralmente eram amenas, mas podiam causar doenças graves, como a pneumonia. No entanto, os surtos ocorridos nos Estados Unidos e México apresentam aspectos diferentes. Nenhum dos casos confirmados nos Estados Unidos apresentou a forma severa da doença, e os pacientes se recuperaram sem recorrer ao atendimento médico. No México, houve casos de pacientes que desenvolveram a forma severa da doença

Onde ocorreram os casos em seres humanos?

Desde a implementação das Regulamento Sanitário Internacional (IHR-2005, na sigla em inglês) em 2007, a OMS foi notificada sobre casos de gripe suína nos Estados Unidos e Espanha.

Como as pessoas são infectadas?

As pessoas geralmente são contaminadas pela gripe suína transmitida por porcos infectados, no entanto, alguns casos em seres humanos não apresentam histórico de contato com porcos ou com os ambientes em que ficam confinados. Transmissões entre seres humanos ocorreram em algumas instâncias, mas foram limitadas a contatos próximos, ou em grupos fechados de pessoas.

É seguro comer carne de porco e seus derivados?
Sim. A gripe suína não demonstrou ser transmissível pelo consumo de carne de porco devidamente manipulada e cozida, ou outros produtos derivados de porcos. O vírus da gripe suína não resiste às temperaturas de cozimento, de 70°C, correspondente à orientação geral de preparo de carne de porco e outras carnes.

Que países foram afetados por surtos em porcos?

A gripe suína não é notificada à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, www.oie.int), portanto, sua distribuição internacional em animais não é bem conhecida. A doença é considerada endêmica nos Estados Unidos. Surtos em porcos também foram registrados na América do Norte, América do Sul, Europa (incluindo Reino Unido, Suécia e Itália), África (Quênia) e em partes da Ásia, incluindo a China e o Japão.

Há risco de pandemia?

É provável que a maioria das pessoas, especialmente as que não mantêm contato regular com porcos, não tenha imunidade aos vírus da gripe suína, o que poderia evitar a infecção pelo vírus. Se um vírus suíno estabelecer uma transmissão eficiente entre seres humanos, ele pode causar uma pandemia de gripe. O impacto de uma epidemia causada por um vírus assim é difícil de prever: depende da virulência do vírus, da imunidade existente entre as pessoas, da proteção cruzada de anticorpos adquiridos por infecção da gripe sazonal e fatores do hospedeiro.

Existe uma vacina contra a gripe suína para seres humanos?

Não existem vacinas que contenham o atual vírus da gripe suína, que provoca a doença em seres humanos. Não se sabe se as vacinas para a gripe sazonal podem oferecer alguma proteção. Os vírus da gripe mudam muito rápido. É importante desenvolver uma vacina contra a atual cepa do vírus em circulação para oferecer proteção máxima às pessoas vacinadas. É por isso que a OMS precisa ter acesso à maior quantidade possível de vírus para poder selecionar os mais apropriados para a fabricação da vacina.

Quais as drogas disponíveis para o tratamento?

Existem dois tipos de medicamentos:

1.derivados do adamantane (amantadina e rimantadina), e
2.inibidores de neuraminidase da gripe (oseltamivir e zanamivir).
Na maioria dos casos anteriores de gripe suína, os pacientes se recuperaram plenamente da doença, sem precisar de atendimento médico ou medicamentos antivirais.

Alguns vírus da gripe desenvolvem resistência a alguns medicamentos antivirais, limitando a eficácia do tratamento. Os vírus obtidos em casos recentes de gripe suína nos Estados Unidos são sensíveis ao oselatmivir e ao zanamivir, mas resistentes à amantadina e rimantadina.

Não há informações suficientes quanto ao uso de antivirais no tratamento da infecção por gripe suína. Os médicos devem tomar decisões com base em avaliações clínicas e epidemiológicas, e no custo-benefício do tratamento para o paciente. Em relação ao atual surto de gripe suína nos Estados Unidos e México, as autoridades locais e nacionais recomendam o uso do oseltamivir ou zanamivir para o tratamento da doença, com base o perfil de suscetibilidade do vírus.

O que devo fazer se tiver contato regular com porcos?

Apesar de não haver indícios claros de que os atuais casos em seres humanos estão ligados a ocorrências da doença recentes ou em andamento em porcos, é aconselhável reduzir o contato com porcos doentes e informar sobre estes animais às autoridades de saúde animal competentes.

A maioria das pessoas é infectada depois de um contato próximo e prolongado com porcos infectados. Práticas higiênicas adequadas são essenciais em qualquer contato com animais, e são especialmente importantes durante o abate e manuseio pós-abate, para evitar a exposição aos agentes da doença. Animais doentes ou que morreram da doença não devem ser submetidos a procedimentos de abate. É aconselhável seguir as orientações das autoridades sanitárias.


Para se proteger, adote medidas preventivas:

•Evite o contato direto com pessoas que pareçam não estar bem, ou que apresentem febre e tosse.
•Lave bem as mãos com água e sabão regularmente.
•Adote hábitos saudáveis: durma bem, consuma alimentos nutritivos e pratique exercícios.
Se houver uma pessoa doente em sua casa:

•Tente manter a pessoa em um cômodo separado da casa. Se isso não for possível, mantenha o paciente no mínimo a um metro de distância dos outros.
•Cubra a boca e o nariz ao cuidar da pessoa doente. Você pode comprar máscaras em lojas ou fazer uma com materiais disponíveis, desde que sejam lavadas adequadamente ou jogadas fora.
•Lave bem as mãos com água e sabão depois de cada contato com a pessoa doente.
•Tente melhorar a circulação de ar no local onde a pessoa doente está instalada. Abra portas e janelas para aproveitar o vento.
•Mantenha o ambiente limpo, com produtos de limpeza sempre à mão.
Se você vive em um país em que a gripe suína tenha afetado seres humanos, siga as orientações das autoridades sanitárias locais e nacionais.

O que devo fazer se apresentar algum sintoma da gripe suína?

Se você se sente mal, tem febre alta, tosse e/ou dor de garganta:

•Fique em casa, evite ambientes lotados.
•Repouse e tome bastante líquido.
•Cubra sua boca e nariz com lenços descartáveis ao tossir e espirrar, e jogue fora os lenços usados.
•Lave bem as mãos com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
•Avise sua família e amigos sobre a doença, e peça ajuda se precisar fazer tarefas domésticas que exijam contato com outras pessoas, como fazer compras.
Se precisar de atendimento médico:

•Entre em contato com seu médico ou serviço de saúde antes de viajar e informe seus sintomas. Explique por que acha que tem a gripe suína (por exemplo, por ter viajado recentemente a um país onde ocorreu um surto em seres humanos). Siga as recomendações recebidas.
•Se não for possível avisar o serviço de saúde com antecedência, comunique sua suspeita imediatamente ao chegar.
•Lembre-se de cobrir a boca e o nariz durante a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva