Pesquisar este blog

sábado, 22 de maio de 2010

Vacinação : Hepatitee H1N1 na Comunidade da Rosalina

O Projeto Enfermagem Comunitária fez parceria com o ABC VIDA - Grupo de Apoio ao Portador de Hepatites de Fortaleza juntamente com o Grupo de Mulheres Somos Rosas Lindas na Ong GAPS - Grupo de Amigos da Paz na Comunidade da Rosalina um extra muro de Vacinação contra as Hepatites, H1N1 e antitetanica para a mulheres e familiares da comunidade no dia 22 de maio de 2010.

Na contagem final de vacinados houve uma adessão de:

Hepatite B = 150
H1N1 = 356
DT = 101

A campanha iniciada no Dia Mundial da Hepatite (dia 19 de maio), em 64 países, continua mobilizando diversas instituições e organizações não-governamentais (Ongs) no sentido de informarem a população sobre os riscos das hepatites B e C. Toda esta extensão tem um propósito maior.

´Sou o número 12´ é uma alusão às estimativas mundiais de que uma, dentre 12 pessoas, convive com a hepatite B ou C. O agravante é que a maioria delas não sabe que tem a doença.

Coordenadas por uma Ong recém-criada - a World Hepatitis Alliance (WHA) - estas ações contam com o empenho de especialistas em saúde e sociedades médicas, com o intuito de mudar esse quadro. A WHA representa em torno de 200 grupos de pacientes portadores de hepatite B e C em todo o mundo.

Informação

Em Fortaleza, voluntários do ABC Vida, Grupo de Apoio ao Portador de Hepatite continuam esclarecendo sobre a importância do uso de preservativos nas relações sexuais. Quando distribuem camisinhas, estas vêm acompanhadas de material informativo sobre as hepatites B e C. Vacinar-se contra hepatite B, tétano, difteria, sarampo e rubéola pode garantir um cuidado básico com a saúde. Os postos de saúde disponibilizam doses gratuitas para a população.

Fortaleza se mobiliza para implantar o Programa de Hepatites Virais que disponibilizará ambulatórios de infectologia para atendimento. O Centro de Especialidades Médicas José de Alencar (Cemja), será um deles. Já os postos de saúde contarão com atendimento primário: aplicação de vacinas e realização de testes imediatos. A proposta é da Sociedade Brasileira de Hepatologia, em suas diversas regionais.

Difundir informação sobre as hepatites B e C é um dos objetivos centrais dessa campanha, informou Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo e vice-diretor da World Hepatitis Alliance. Essa conduta é essencial para levar as pessoas a realizarem o teste diagnóstico e procurarem tratamento. “Se nada for feito de imediato, mais de um milhão de brasileiros poderão desenvolver cirrose ou câncer no fígado nos próximos 15 anos. O custo social, com a perda da capacidade de trabalho, aposentadorias, tratamento da cirrose e prováveis transplantes de fígado, será infinitamente superior ao que seria gasto com detecção e tratamento dos infectados”, esclarece.

Prevenção

O parecer de Varaldo é confirmado pela médica hepatologista, vice-presidente da SBH, Deborah Crespo, de Belém, Pará. ´Aqui em nossa cidade, também continuamos a campanha, disponibilizando 700 testes para detectar hepatite B e C. O propósito é conscientizar as pessoas, sensibilizando-as no sentido de se tratar de um problema sério, exatamente por ser silencioso. O indivíduo pode estar infectado com o vírus e não saber o que está se passando. E não desejamos que haja um número enorme de pessoas sem ter conhecimento e se prevenir´.

O vírus da hepatite B, segundo a médica, tem um alto nível de infectibilidade, exatamente por ser muito resistente, de 20 a 100 vezes mais do que o tão temido vírus da Aids. Para se ter uma idéia, compara, o vírus HIV morre em 12 horas, enquanto que o da hepatite C num prazo máximo de três dias e o da B próximo a uma semana.

Os pacientes de risco, avisa, são justamente aqueles que não se previnem nas relações sexuais, quando têm ou trocam muito de parceiros. E, como o vírus pode viajar por uma semana, o perigo ronda as pessoas que compartilham material perfurocortantes, como os alicates de unha. ´Não serve qualquer tipo de higienização. O material cortante precisa ficar por 60 minutos em uma autoclave, sob a temperatura de 180%. E ser trocado por outro também submetido a todo este processo, a cada nova pessoa que fará a unha´.

A Associação Paraense dos Amigos do Fígado (Apaf) vai regularmente a cursos profissionalizantes do Senac para esclarecer às futuras manicures de todo esse processo, informou. Os instrumentos de manicure hoje são feitos de aço inoxidável justamente para não necessitarem de outros processos. Se forem amolados, acabam perdendo o fio. Mesmo assim, como já é um comportamento firmado, revela a médica, os próprios amoladores de alicate correm um enorme risco, pois testam seu trabalho em seu corpo. ´Imagina quantos alicates de origens distintas o amolador não testa em si mesmo? Não somente as manicures, que usam esses alicates, mas seus clientes e o amolador, todos estão sob risco´.

Comportamento

Uma nova conduta é exigida das pessoas que têm consciência do risco das hepatites, diz Crespo. No caso dos testes, caso sejam negativos, as pessoas devem buscar se imunizar tomando as três doses da vacina contra hepatite B. Já a hepatite C ainda não tem imunização, apenas deve-se seguir as precauções indicadas pelos médicos. ´Os pais levam as crianças para se vacinarem, mas esquecem os adolescentes, grupo de risco (jovens até 19 anos podem se vacinar em postos ou unidades de atenção básica, gratuitamente), principalmente os que já iniciaram sua vida sexual´.

A vacinação é obrigatória para as crianças, logo nas primeiras horas após o parto. Sua efetiva proteção requer a aplicação de três vacinas, sendo a segunda 30 dias após a primeira dose, e a última seis meses (180 dias) a contar da primeira aplicação. Os indivíduos infectados não podem ingerir bebidas alcoólicas, pois o álcool é o maior aliado do vírus na destruição do fígado. A prevenção é o ideal.

FIQUE POR DENTRO

Fique de olho nas hepatites B e C

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, dois importantes vírus, das hepatites B e C, já contaminaram 550 milhões de pessoas no mundo todo. As estimativas no Brasil são de um em cada trinta brasileiros esteja contaminado com algum desses dois vírus (ou ambos).

A epidemia assusta, sendo dez vezes maior do que a da Aids. Isso porque ambos os vírus atuam de forma silenciosa, provocando, conforme estudos, cirrose ou câncer no fígado nas próximas duas décadas de seu portador, que terá reduzida sua expectativa de vida para 56 anos, uma vez que termina com a falência desse importante órgão vital. A ingestão de álcool acelera muito o processo.

Caso o resultado do teste de detecção seja positivo, o indivíduo deve procurar um especialista para o tratamento adequado. Apesar de não haver cura (só a hepatite A), o tratamento e mais a assistência de um Grupo de Apoio a portadores de hepatites ensinam a conviver com o problema, como os cuidados comportamentais, as dietas e exercícios indicados.

SUCESSO

Deve realizar o teste de hepatite B e C, quem:

- Usa ou usou material perfurante compartilhado (alicates de cutícula, agulhas de acupuntura, seringas, etc);
- Recebeu transfusão de sangue, antes de 1992;
- Usou drogas injetáveis ou inaladas, mesmo só uma vez, em qualquer época da vida;
- Com transaminases elevadas;
- Tem algum familiar infectado com alguma das hepatites;
- Faz hemodiálise é hemofílico ou é portador de HIV;
- Nos últimos 12 meses teve vários parceiros sexuais;
- Tem ou teve alguma doença sexualmente transmissível;
- Possui alguma tatuagem ou usa percing;
- Recebeu qualquer tipo de transplante de órgãos ou tecidos.

PREVENÇÃO

'O usuário de drogas, com o emprego contínuo, acaba se intoxicando mais e gerando um sério problema social'.

'É importante informar, esclarecer e gerar um senso crítico na população para os cuidados e prevenção'. (Dra. Deborah Crespo, Médica hepatologista)

Mais informações:

Contato Grupo ABC Vida
Francisca Agrimeire Leite (presidente do grupo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva