Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CAMPANHA EM CENA - O RESPEITO


Nossa motivação

O intuito desta campanha é fazer nascer um instrumento de conscientização, fortalecimento, valorização e reconhecimento da Enfermagem perante a mídia televisiva, formadores de opinião que são. Ampliar a luta pela valorização da categoria não medindo esforços para junto aos órgãos competentes exigir a participação de uma consultoria de enfermagem para assessoria e emissão de parecer, conforme determina a Lei 7498/86, e ser ação específica do profissional enfermeiro em todas as programações das quais nossa ciência estiver inserida.

A realidade da profissão é muito diferente daquelas retratadas na televisão. E mesmo sendo narrações fictícias, têm o poder de massificar a opinião pública e inverter o reconhecimento social que a nossa profissão enfermagem tem por direito, assim como todas as demais, criando uma cultura de profissão não liberal.

A Enfermagem tem autonomia, não está subordinada a nenhuma outra área da saúde e, por meio da sua formação traz como lábaro a ciência do cuidar. A Enfermagem não é coadjuvante na vida real e não pode ser coadjuvante na ficção.

Um exemplo prático, vivenciado por todos nos últimos dias, é o seriado SOS Emergência, produzido e exibido pela Rede Globo de Televisão. Nele, o enfermeiro é retratado como um profissional dirigido e manipulado pela equipe médica. Chega ao absurdo de questionar o seu nível, remetendo a possibilidade de relacionamento com profissionais da “faxina e cozinha”.

Os profissionais de enfermagem, que hoje perfazem em torno de 1,5 milhão de profissionais em todo território nacional, integram uma categoria essencial ao binômio saúde-doença e vivenciam diariamente o paradigma vida-morte.
Não podem e nem devem aceitar serem destratados da forma como estão sendo.

Neste momento, cabe a cada um engajar-se nesta proposta e potencializar a valorização profissional.

Participe informando seus dados abaixo. Seu desejo será registrado em um documento com o teor supracitado que posteriormente será encaminhado às entidades representativas da profissão.

ASSISTA AO VIDEO AQUI para maior compreensão
Realização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva