A secretaria de saúde de Pernambuco confirmou terça-feira, 27, a primeira morte de um paciente infectado por Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), a superbactéria. A mulher, de 57 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital particular desde o dia 7 de setembro e sofria de síndrome de Cushing (doença metabólica causada pelo excesso do hormônio cortisol no sangue), hipertensão crônica e diabete.
O hospital privado isolou a bactéria nos exames da paciente que faleceu no começo da tarde desta terça-feira, 26, antes que o tratamento recomendado pudesse surtir efeito. Além de orientar o hospital nas medidas de prevenção, a secretaria recomendou a coleta de materiais de pacientes que também estavam na mesma UTI, a fim de verificar se há mais pessoas com KPC.
A causa da morte, de acordo com a secretaria, foi choque séptico e, segundo os especialistas, não é possível definir com precisão a influência da KPC no óbito, já que o estado de saúde da paciente era muito grave.
Pernambuco contabiliza seis casos da bactéria notificados oficialmente. Quatro pacientes, confirmados sexta-feira, 22, continuam isolados e recebendo tratamento médico, sem alteração do quadro de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia com atenção:
Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!
Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.
Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.