Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Superbactéria expõe falta de vigilância, alerta pesquisadora

Lígia Formenti / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo e REVISTA EPOCA


O aumento de casos de infecção hospitalar provocada pela superbactéria KPC no Brasil reforça a necessidade de melhorar o sistema de vigilância de resistência bacteriana e de discutir as formas de prevenção, diz Ana Cristina Gales, professora de infectologia da Universidade Federal de São Paulo. "Muitos hospitais não sabem como e para quem mandar amostras", alerta.
Ela considera simplista a versão que atribui a resistência bacteriana apenas ao abuso de antibióticos. "As razões que levam uma bactéria a driblar a ação dos antibióticos não são totalmente conhecidas. O abuso do medicamento pode interferir, mas não é o único fator", diz. "Antibióticos são levados para o ambiente de diversas formas. Isso também tem de ser analisado."
Uma das formas de bactérias do meio ambiente terem contato com antibióticos é por meio de dejetos de esgotos de hospitais e da produção da indústria. Outro ponto relevante é o uso dos medicamentos na agricultura e no tratamento de animais.
Suspeitas. Até anteontem haviam sido registrados no Distrito Federal 187 casos suspeitos de infecção pela superbactéria. Na capital paulista, ela foi identificada no Hospital das Clínicas e no Hospital Heliópolis (mais informações nesta página). A Unifesp confirmou que amostras de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Bahia, São Paulo, Rio e Rio Grande do Sul eram de KPC.

Técnicos sabem que pacientes de outras partes do País foram infectados, mas os casos não foram comunicados à Anvisa. Para reduzir essa lacuna de informação, será discutido na Anvisa um Plano Nacional de Microagentes Multirresistentes. O documento prevê que a comunicação das infecções multirresistentes às autoridades sanitárias passe a ser obrigatória.
 
Devido ao risco de infecção, pacientes estão solicitação de adiamento de cirurgias nos hospitais com casos, médicos também acham a medida um fator de prevenção.

A KPC é uma cepa da Klebisiella pneumoniae, resistente a uma classe de antibióticos chamada carbapenemas.
 
Conheça mais a KPC:

A bactéria KPC pode ser considerada o novo problemas nas UTIs da rede pública e privada. Ela fica no intestino das pessoas e se torna perigosa graças a mutação que sofre ficando forte contra os antibióticos.
Uma informação importante é que a bactéria KPC não é transmitida pelo ar, o que reforça a possibilidade de ser trazida pelo ambiente hospitalar. Sendo assim, os profissionais da área devem estar atentos com sua higiene a todo momento, lavando as mãos corretamente e higienizar seus aparelhos de trabalho.

A Klesiella pneumoniae carbapenemase é um tipo de bactéria com perfil de resistência que dificulta seu tratamento e pode causar pneumonia, infecções de corrente sanguinea e do trato urinário em pacientes em estado grave, como aqueles que necessitam de UTI. Fora do ambiente hospitalar, a bactéria não representa perigo. A forma de transmissão é basicamente por contato com secreção ou excreção de pacientes infectados ou colonizados. As medidas de higiene do ambiente e o uso do álcool a 70% são fundamentais para a contenção do surto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva