Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Celular x Câncer


O uso de celulares pode causar câncer, atestou (31/5) a Organização Mundial da Saúde (OMS). O uso desses aparelhos foi listado como “possivelmente cancerígeno para os seres humanos”, na mesma categoria do chumbo, escapamento de motor de carro e clorofórmio. Antes dessa divulgação, a OMS já havia garantido s que a radiação não tinha sido relacionada a efeitos nocivos à saúde, informou o site da Folha de S. Paulo.

O anúncio foi feito do escritório da OMS em Lyon, França. Uma equipe de 31 cientistas de 14 países chegou à decisão depois de analisar estudos revisados por especialistas sobre a segurança de celulares, encontrando provas suficientes para classificar de possivelmente cancerígena a exposição ao aparelho. A OMS tem quatro grupos de classificação: cancerígenos; possivelmente cancerígenos; não classificados quanto ao risco de câncer; e provavelmente não cancerígenos, apontou o site da Folha. A classificação para o uso de celulares indica que não existem estudos suficientes para concluir que a radiação de celulares é segura, mas há dados suficientes que mostram possível conexão entre o aparelho e a doença, e que os consumidores devem ser alertados. Segundo o portal Terra (31/5), a OMS e a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc) basearam a decisão nas evidências obtidas sobre o impacto desses campos eletromagnéticos na origem dos gliomas, tipo maligno de câncer cerebral. O grupo de trabalho OMS-Iarc detectou, com dados até 2004, aumento de 40% no risco de gliomas entre os usuários mais frequentes de celulares, ou seja, os que utilizam em média 30 minutos por dia em um período de dez anos. Ainda de acordo com o portal, há uma “associação positiva” entre a exposição ao agente e o câncer, mas que não é possível excluir outros fatores no desenvolvimento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva