Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Doenças não transmissíveis, principal causa de mortes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou (27/4) o primeiro Relatório Global sobre Doenças Não Transmissíveis, durante fórum que reuniu especialistas da área da saúde em Moscou, Rússia, informou o site do Centro de Informações das Nações Unidas (Unic). De acordo com o relatório, cerca de 36 milhões de pessoas morreram em 2008 devido a doenças do coração, derrames, câncer e diabetes — em países de baixa ou média renda, em 80% dos casos. Isso representou mais da metade (63%) de todas as mortes ocorridas em 2008, fazendo dessas doenças uma ameaça maior do que as infecciosas, como malária, aids e tuberculose — mesmo em países pobres. A diretora geral da OMS, Margaret Chan, observou, em comunicado, que as doenças crônicas não transmissíveis representam grande desafio. “Em alguns países, não é exagero descrever a situação como uma catástrofe iminente, para a saúde, para a sociedade, e, sobretudo, para as economias nacionais”.

As doenças cardiovasculares lideram a lista em número de mortes (17 milhões, anualmente), seguidas pelo câncer (7,6 milhões), doenças respiratórias (4,2 milhões) e diabetes (1,3 milhão). Esses quatro grupos correspondem a cerca de 80% das doenças não transmissíveis e têm fatores de risco comuns: uso do tabaco, atividade física inadequada, uso nocivo do álcool e dietas pobres.

Cerca de 30% das pessoas que morrem por doenças não transmissíveis em países de baixa e média renda têm menos de 60 anos. São mortes prematuras que poderiam ser evitadas, como observou o diretor-geral adjunto para Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da OMS, Ala Alwan.

O Fórum Global forneceu contribuições para a Primeira Conferência Ministerial Global sobre Estilos de Vida Saudáveis e Controle de Doenças Não Transmissíveis, realizada nos dias 28 e 29/4, também em Moscou. Os dois eventos antecedem o primeiro encontro da Assembleia Geral Sobre a Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis, marcado para setembro, em Nova York, Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva