Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Erro médico e infecção: altos índices

Relatório divulgado (21/7) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), revela que milhões de pessoas morrem todo ano vítimas de erros médicos e infecções contraídas durante tratamentos. Segundo a OMS, ir para o hospital é mais arriscado do que voar de avião. Em matéria do O Globo (22/7), o recém empossado supervisor de segurança dos pacientes da OMS, Liam Donaldson, informou que as chances de morrer devido a erros médicos enquanto a pessoa está sob cuidados de uma instituição hospitalar são de uma em 300. Já as chances de uma fatalidade ocorrer em acidentes aéreos são de uma a cada 10 milhões de passageiros. “Isso mostra que os cuidados com a saúde ainda precisam melhorar muito no mundo inteiro”, observou.

Donaldson aconselhou os pacientes a fazer sempre muitas perguntas e participar de qualquer decisão sobre sua saúde quando internados em hospitais. Para minimizar os problemas de infecções, de acordo com o executivo da OMS, é dever do hospital cumprir os padrões mínimos de higiene e as listas de procedimentos obrigatórios determinados pela organização. Segundo o especialista, 50% das centenas de milhões de infecções hospitalares registradas todos os anos poderiam ser prevenidas com medidas simples: se os profissionais de saúde, por exemplo, apenas lavassem as mãos com água e sabão e usassem álcool antes de qualquer procedimento. Donaldson informou ainda que, se nada mudar, de cada cem pessoas hospitalizadas, sete nos países desenvolvidos e dez nas nações em desenvolvimento contrairão pelo menos uma infecção associada ao hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva