Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Câncer de pele


O câncer de pele é responsável por 25% dos tumores malignos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, e o que assusta as pessoas é a quantidade de diagnóstico de câncer de pele que ouvimos nos últimos anos. É importante ressaltar que detectar precocemente o câncer permite a cura na maioria das vezes. Hoje é possível encontrar exames que vão além da lupa e da experiência clínica do profissional. Entre eles, a dermatoscopia, um exame realizado por um aparelho que aumenta de 10 a 70 vezes o tamanho da pinta. Com o dermatoscópio, pode-se fotografar a pinta, gravar as imagens para ajudar no diagnóstico e, ainda, deixá-la num banco de dados no computador para futuras comparações. Desta forma, o médico dermatologista pode observar o ABCD da pele: Assimetria (se a pinta era redonda e começou a ficar assimétrica); Bordas (se as bordas estão ficando irregulares); Cor (para constatar se mudam as cores, como azul, vários tons de marrom, esverdeada ou rosa); e o Diâmetro (que verifica se a pinta vem crescendo no decorrer das avaliações). Pela dermatoscopia, a precisão diagnostica do exame chega a 97% e pode-se identificar se a lesão é maligna ou em fase inicial, evitando cirurgias desnecessárias. O acompanhamento é feito anualmente ou dependendo da lesão pode se fazê-lo de modo mais rigoroso. É importante que as pessoas se previnam contra o mal, usando diariamente filtro solar de fator acima de 15, evitar exposição ao sol entre 10h-16h, praticar esportes externos com roupas adequadas e proteção com chapéu, boné e óculos escuros; e consultar um dermatologista pelo menos uma vez ao ano para exames de controle. O profissional vai avaliar a necessidade de fazer uma dermatoscopia e o melhor procedimento após o diagnóstico.

Daniela Landim
Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva