Pesquisar este blog

sábado, 8 de janeiro de 2011

Vacina contra hepatite é ainda mais indicada no verão

O verão costuma ser a estação de maior ocorrência de hepatite A. De cada mil adultos expostos a uma área de risco, como é o caso das praias, de três a cinco apresentarão a doença. Por isso, a vacinação é ainda mais indicada neste período do ano. É o que alerta o dr. Jaime Rocha, infectologista do Labpasteur/ DASA.

Segundo Rocha, a hepatite A é contraída por infecção fecal-oral, principalmente decorrente de alimentos mal lavados e água contaminada. “Sabemos que no litoral nem sempre contamos com as condições de higiene ideais. É aí que a incidência do vírus cresce”, explica.

O especialista em Saúde Pública e responsável pelo setor de vacinas da DASA, o dr. Ricardo Ferreira da Cunha, comenta que a hepatite A costuma ser um pouco mais leve nas crianças e mais grave nos adultos, podendo até levar a óbito. Já a hepatite B é transmissível pelo sangue ou sexualmente. Os incidentes costumam crescer principalmente durante o Carnaval.

RECOMENDAÇÃO MÉDICA

Os infectologistas recomendam que os veranistas tomem a vacina no mínimo duas semanas antes de ir para a praia. Existem três opções. A primeira é a vacina apenas para a hepatite A, com duas doses, intercaladas num período de seis meses a um ano. Com a segunda dose, a pessoa adquire a imunidade definitiva.

A segundo opção é a vacina somente para a hepatite B. São aplicadas três doses, com intervalo de um mês e seis meses. A terceira opção é a vacina que contempla a hepatite A e B conjuntamente. São recomendadas três doses, no mesmo intervalo da vacina contra hepatite B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva