Pesquisar este blog

domingo, 4 de março de 2012

Diabetes e Hipertensão: Cuidado Duplo

Escrito por Barbara Bezerra   
No dia 26 de abril comemorou-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Sabendo-se que o diabetes está entre os fatores que predispõe ao descontrole da pressão - quem tem diabetes tem duas vezes mais chances de desenvolver a hipertensão – informações sobre a relação entre ambas as doenças crônico-degenerativas são da maior utilidade. A endocrinologista Maria Teresa Zanella, professora titular de endocrinologia da UNIFESP e especialista no assunto, esclarece a relação entre as duas doenças. 

A Combinação

Segundo a endocrinologista Maria Teresa, são dois os fatores que favorecem o aparecimento do diabetes e à hipertensão arterial: “Em primeiro lugar a hipertensão está relacionada diretamente a um maior grau de resistência à insulina e, segundo, alguns medicamentos usados para o tratamento da hipertensão pioram essa resistência, favorecendo o aparecimento do diabetes”, explica a especialista.

Quanto ao tratamento, a doutora enfatiza que é preciso evitar os medicamentos que pioram a resistência à insulina, devido à dificuldade de controle da glicemia. Alguns também podem desencadear o aparecimento do diabetes. “Os diuréticos e os betabloqueadores estão nesse grupo. A incidência nestes casos é muito maior dos que entre os tratados com outras drogas”, esclarece a endocrinologista.

Qualidade de Vida e Conscientização

Visando o aumento da qualidade de vida, a Dra. Maria Teresa indica para as pessoas com diabetes e hipertensão uma maior preocupação com a perda de peso e a prática de atividade física.
Segundo a médica, o excesso de peso está associado tanto ao desenvolvimento, quanto ao agravamento da tanto da hipertensão quanto do diabetes.

“é absolutamente necessário o controle do peso, além de uma dieta hipocalórica. De 5 a 10% de perda de peso já são extremamente benéficos, tanto para o tratamento da hipertensão, quanto para a manutenção dos níveis de glicemia”, ensina a endocrinologista.

Em relação à atividade física, a Dra. Zanella ressalta sua importância para manutenção e perda de peso e como agente facilitador da ação da insulina. “São indicados pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana, para um resultado eficiente”.

A especialista alertou para o aumento do risco de doenças cardiovasculares - inclusive de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) – entre os que têm diabetes e hipertensão. Ela também ressaltou a prevalência de complicações que afetam os rins e os olhos (nefropatia e retinopatia diabética). “No tratamento de doenças crônicas é muito difícil a manutenção da aderência, mas o melhor argumento junto aos pacientes é que o cuidado previne complicações cardiovasculares e microvasculares”, explica.

Alimentação Específica

Segundo a Nut. Luciana Bruno, do Departamento de Nutrição da SBD, há indicação alimentar específica para a pessoa com diabetes e hipertensão. O primeiro e maior objetivo é obter um peso saudável. Em segundo plano, mas não menos importante, a diminuição do uso de cloreto de sódio (sal de cozinha).

“O sal de cozinha em excesso contribui para a retenção dos líquidos, provocando o aumento da pressão arterial. Isto não significa comer sem sal, estamos enfatizando o excesso. O brasileiro consome, em média, três a cinco colheres de chá de sal por dia e o nosso corpo precisa de bem menos, em torno de 2,5 gramas”, ensina Luciana.

Seguem algumas dicas importantes da nutricionista para o planejamento alimentar de quem tem ambas as doenças crônicas:

1. Experimente o alimento antes de acrescentar sal;
2. Evite o saleiro na mesa;
3. O uso moderado de enlatados, defumados, caldos de legumes/galinha/carne, temperos prontos, que são ricos em sódio, é fundamental; 
4. Iniciando o inverno, o consumo de sopas industrializadas aumenta, até pela praticidade. Fique atento, pois estas também têm grande quantidade de sódio;
5. Prefira os temperos naturais para realçar o sabor dos alimentos, por exemplo: salsinha, cebolinha, manjericão, alho, cebola, coentro;
6. O uso da bebida alcoólica não é incentivado, por influenciar no controle da pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva