Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

3 - Sistema Respiratório

- Divisão Anatômica:
Sistema de Condução - São os órgãos tubulares. Tem por Função levar o ar inspirado até os pulmões.
Sistema de Respiração - Responsável pela expiração. Eliminação de CO2.
- Nariz:
Externo - E Vista externamente No plano mediano da face, apresentando - se como uma pirâmide triangular em que na raiz ea Extremidade superior é denominada base inferior. Nesta encontram - se duas aberturas em forma de fenda, como narinas, separadas por um septo e COMUNICAM que o meio externo com uma cavidade nasal. O ponto mais Projetado, anteriormente, da base do nariz recebe o nome de ápice e entre ele ea estende Raiz - se o dorso do nariz.
Cavidade nasal - Divisão - Vestíbulo; região respiratória; região olfatória.

- Narinas - Meio externo - anteriormente.

- Coanas - Porção da faringe nasal - posteriormente.

- Septo nasal - Constituído por parte cartilaginosa (cartilagem do

septo nasal) e óssea (osso vômer e etmóide).

- Conchas - São projeções da face medial de cada labirinto,

Duas geralmente, como lâminas ósseas que recurvadas

Origem Darío como conchas superior, média e inferior.

Estas projetam Conchas - se na cavidade nasal, estão

recobertas pela mucosa e espaços delimitam (meatos).
Seios paranasais - Osso frontal, maxilares, esfenoidal e etmoidal.
- Faringe - É um tubo muscular associado um dois sistemas: respiratório e digestivo situando - se posteriormente uma cavidade nasal, laringe ea bucal, Reconhecendo - se nela três partes: parte nasal, superior, que se comunica com uma cavidade nasal das coanas Através ; bucal parte, mídia, comunicando - se com uma cavidade bucal propriamente dita por uma abertura denominado istmo da garganta; laríngea parte, inferior, situada posteriormente uma laringe e continuada Diretamente pelo esôfago.
- Laringe - Órgão tubular situado No plano anterior e mediano do pescoço e da laringe e continuada pela traquéia. Esqueleto da laringe: Tireóide: em cartilagem par forma de V; Cricóide: impar cartilagem em forma de anel Sinete de; Aritenóide: par cartilagem é semelhante um uma pirâmide triangular de ápice superior e base Cuja articula-se com uma cartilagem cricóide; EPIGLOTTIDE: ímpar e mediana em forma de folha.

Cavidade da laringe: Ventrículo da laringe: esta delimitada por duas pregas: uma superior, outra e prega vestibular inferior, uma prega vocal; Adito da laringe: orifício de entrada; Glote: porção compreendida entre as pregas; infra Cavidade - glótica: das abaixo pregas vocais.
- Traquéia - Estrutura cilindróide Constituida por uma série de anéis Cartilaginosos incompletos em forma de C, sobrepostos e ligados entre si po ligamentos anulares. A parede posterior desprovida de cartilagem Constitui uma parede membranácea da traquéia.
- Brônquios - Os principais tem origem na traquéia e dão origem aos brônquios lobares. Estes dão origem aos brônquios segmentares que vão ter os segmentos broncopulmonares. Os brônquios segmentares ainda SOFREM sucessivas divisões antes de terminarem nos alvéolos pulmonares.
- Pleura - É um saco seroso da UE envolvem o pulmão por completo. Possui dois folhetos: a pleura pulmonar, que reveste uma superfície do pulmão e com continuidade mantém uma pleura parietal que recobre a parede interna do tórax. Entre as pleuras há um espaço virtual denominado cavidade pleural. Essa cavidade Contém uma película de liquido de espessura capilar que Permite o livre deslizamento de um folheto contra o outro nas Constantes variações de volume do pulmão ocorridas nos movimentos respiratórios.
- Pulmão - São órgãos de forma cônica, apresentando um ápice superior, uma base inferior e duas faces: medial e costal. Os pulmões se subdividem em lobos número Cujo, embora variações POSSAM existir, é de 3 para o direito e de 2 para o esquerdo. Os lobos do pulmão direito, superior, médio e inferior são separados entre si por fendas profundas, como fissuras oblíquas e horizontais. Já o pulmão esquerdo Possui dois lobos: superior e inferior e apresenta apenas uma fissura obliqua. Na sua face medial, dos pulmões cada um apresenta uma fenda em forma de raquete, o hilo do pulmão, pelo qual entram ou saem brônquios, nervos e vasos pulmonares, constituindo uma raiz do pulmão.
 
   
sistema ázigosPulmão Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva