Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

4 - Sistema Circulatório

- Divisão Anatômica:
Sistema Sanguifero - Condutores de sangue (artérias, veias e capilares) eo coração.
Sistema Linfático - Vasos condutores de linfa (capilares linfáticos, veias linfáticas e troncos linfáticos) e por órgãos linfóides, os linfonodos e tonsilas QUE SÃO OS PRODUTORES das células de defesa.
Órgãos Homopoiéticos - Medula óssea e órgãos linfóides (baço e timo) que São Responsáveis pela produção das células do sangue.
- Coração:
+ Camadas - Epicárdio (externa), miocárdio (média) e endocárdio Interna ().
+ Cavidades - Dois Átrios e Ventrículos dois (direitos e esquerdos).
+ Forma - parecido com um cone truncado, apresentando uma base, um ápice e faces (esternocostal, pulmonar e diafragmática).
+ Situação torácica - Cavidade, atrás do esterno e acima do músculo diafragma. Fica disposto obliquamente de tal forma que é a base eo ápice medial lateral.
+ Morfologia interna:
Septos - Horizontal - e átrio-ventricular (superior inferior).

Sagital - inter-atrial (átrio direito e esquerdo).

Sagital - inferior - inter-atrial (ventrículo esquerdo e direito).
Valvas - Tricúspide - Formada por três válvulas e localizada entre o átrio eo ventrículo direito.

Mitral - Formada por duas válvulas e localizada entre o átrio eo ventrículo esquerdo.
Cordas tendíneas Músculos papilares e - São estruturas que impedem o refluxo de sangue para os Átrios Durante a sístole.
+ Vasos da base:
Átrio direito - Desembocam como veias cavas superior e inferior.
Átrio esquerdo - Desembocam as quatro veias pulmonares.
Ventrículo direito - tronco pulmonar (artérias pulmonar direita e esquerda).
Ventrículo Esquerdo - Artéria aorta (arco aórtico).
Valvas semilunares - Aórtica - Localizada no ventrículo esquerdo.

Pulmonar - Localizada no ventrículo direito

Ambas impedem o refluxo do sangue para os ventrículos durante uma diástole.
+ Cardíaco Esqueleto - Massa contínua de tecido fibroso que circunda os óstios atrioventriculares e os óstios das valvas semilunares.
+ Pericárdio - Saco fibro-seroso que envolvem o coração, separando - o dos órgãos do mediastino e um Limitando sua expansão Durante a diástole ventricular.
+ Sistemas de Condução - O coração Possui uma propriedade chamada de automatismo cardíaco, ou seja, movimentos de contração Involuntários. O potencial de ação que ira Gerar esse automatismo é produzido nenhum nódulo sinusal. Esse Estimulo se propaga até o nó atrioventricular Através das fibras condutoras e se propaga Através dos ventrículos pelo feixe atrioventricular. Esses estímulos fazem com que o miocárdio se contraía.
+ Tipos de circulação:
Circulação Pulmonar ou pequena circulação - ventrículo direito pulmonar (tronco) - capilares pulmonares - átrio esquerdo (veias pulmonares).
Circulação Sistêmica ou grande circulação - ventrículo esquerdo (artéria aorta) - Rede de capilar dos tecidos de todo o organismo - Direito Atrio (veias cavas superior e inferior).
Circulação colateral - São anastomoses entre ramos de artérias ou veias entre si. Em condições normais não há uma passagem de sangue Através dessas comunicações, mas no caso de haver uma obstrução (parcial ou total) de um vaso mais calibroso que participe anastomótico da rede, o sangue passa a circular ativamente por estas variantes.

Circulação Portal - Uma veia se interpõe entre duas redes de capilares, sem passar por um intermediário órgão. Exemplo: circulação portal-hepática e hipófise.
Irrigação e Drenagem - artéria coronária esquerda e direita e veias cardíacas magna, média e pequena.
- Artérias Tubos - São cilindróides, elásticas nas Quais o sangue circula centrifugamente Em relação ao coração. Existem artérias de grande, médio e pequeno calibre e arteriolas. As artérias Possuem elasticidade um fim de Manter o fluxo sangüíneo constante.
- Veias - Tubos nas Quais o sangue circula de maneira centrípeta em relação ao coração. Fazem seqüência aos capilares e transportam o sangue que já Sofreu os tecidos com trocas, da periferia para o centro do sistema circulatório. Possuem forma cilíndrica, quando cheias, e también grandes, médias, pequenas ou muito pequenas (vênulas).

 
Morfologia interna do coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva