Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 6 de março de 2011

BREVE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

  Breve história da Enfermagem



A Enfermagem, ao longo de sua evolução, apresenta três fases distintas: a empírica ou primitiva, no período anterior a Florence Nightingale; a evolutiva, também chamada de Idade de Florence; e a deaprimoramento, como é conhecida a fase atual.

fase empírica é mencionada apenas como ponto de partida dos estudos de enfermagem. Nesta época, não havia profissionais ou equipamentos adequados, e o número de leigos que cuidavam dos doentes era elevado, o que colocava em risco a vida de várias pessoas.

Idade de Florence, ou seja, a segunda fase, teve início com os trabalhos de Florence Nightingale, também conhecida como a "Dama da Lâmpada". Florence, devido ao seu talento e inteligência, é personagem marcante na elevação do status da atividade de Enfermagem. Durante cerca de cinco décadas (1854 a 1907), Nightingale lutou pelo reconhecimento desta tão combatida profissão, com seu incomparável espírito de sacrifício e renúncia.
Florence Nightingale, ao retornar da guerra da Criméia — onde teve a oportunidade de ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos — fundou a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas, que mais tarde receberia o nome de Escola de Enfermagem Nightingale. Lá foram criadas as bases do ensino de Enfermagem, com a preparação das primeiras enfermeiras diplomadas.

terceira etapa do processo de desenvolvimento desta atividade é uma conseqüência dos conhecimentos acumulados por Florence Nightingale, representando um elevado privilégio para a atividade de Enfermagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva