Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dengue e os Profissionais de Saúde


A dengue constitui-se em um desafio para a saúde pública mundial. No Brasil, as condições climáticas e ambientais favorecem a permanente circulação do vetor, o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos três tipos virais da doença que circulam no Brasil.

O Brasil vem apresentando nos últimos anos número crescente de casos graves em adultos e, especialmente, em menores de 15 anos, apesar dos esforços dos Governos federal, estaduais e municipais e da sociedade. Ou seja, ainda convivemos com epidemias recorrentes. Por isso, Profissional de Saúde, a sua atuação tem grande valor. Você sabe melhor do que ninguém que a forma grave da dengue pode matar e é importante nos prepararmos ainda mais:
  • Participe das capacitações promovidas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde;
  • Aplique os protocolos de manejo clínico de forma rápida e adequada;
  • No site www.saude.gov.br/svs consulte a publicação Diretrizes Nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue;
  • Identifique a doença precocemente;
  • Dedique atenção especial a idosos e crianças, que são mais vulneráveis à doença;
  • Notifique os casos de dengue para as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde;
  • Oriente os pacientes sobre os sintomas e sinais de alerta;
  • Esclareça que a automedicação pode agravar o quadro.
Melhorando a qualidade da assistência prestada e a organização da rede de serviços, podemos evitar que a dengue cause mortes.

>>>>>>Saiba mais abaixo<<<<<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva