Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2011

A Profissão de Enfermagem

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
Ao decidir por esta carreira, você terá a missão de promover, manter e restabelecer a saúde dos pacientes em hospitais, clínicas, postos de saúde e até mesmo na casa do doente. Estará preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Pode atuar na proteção, promoção e recuperação da saúde e na prevenção de doenças. Nos hospitais, o enfermeiro, verifica o estado de saúde e garante o bem-estar dos pacientes, providenciando, no dia a dia, a administração de medicamentos, a troca de curativos, a higiene e a alimentação. Elabora ainda o plano de assistência, de acordo com o diagnóstico dos médicos e terapeutas, e fiscaliza o trabalho da equipe de auxiliares. Ele também é o responsável por convocar médicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e terapeutas em caso de necessidade.
OCUPAÇÕES
Assessoria e consultoria: fiscalizar procedimentos de enfermagem em hospitais e ajudar na implantação de unidades de saúde.
Atendimento domiciliar: o profissional desta área trabalha na residência do paciente realizando procedimentos terapêuticos. 
Enfermagem geral: comandar equipes de técnicos e auxiliares no atendimento ao paciente.
Enfermagem geriátrica: atender pacientes idosos.
Enfermagem médicocirúrgica: responsável por cuidados pré e pós-operatórios. 
Enfermagem obstétrica: dar assistência a gestantes, parturientes e lactantes.
Enfermagem pediátrica: acompanhar, avaliar e orientar os cuidados e o desenvolvimento de crianças desde o nascimento.
Enfermagem psiquiátrica: trabalhar auxiliando pessoas com distúrbios psicológicos.
Enfermagem de resgate: participar de equipes de salvamento de acidentes.
Enfermagem do trabalho: atuar em empresas sendo responsável por programas preventivos e atendimento ambulatorial.
Enfermagem de saúde pública: promover a saúde e orientar a população sobre prevenção de doenças e promoção de saúde.
PERFIL
Ser solidário. Saber ouvir. Responsabilidade com horários. Sociabilidade. Facilidade de comunicação. Saber trabalhar em equipe. Meticulosidade. Atenção aos detalhes. Capacidade para planejar bons métodos para execução de tarefas. Equilíbrio emocional. Flexibilidade. Boa memória. Interesse pelo funcionamento do corpo humano. Capacidade de análise. Imparcialidade.
ALGUMAS MATÉRIAS
O Curso de Enfermagem e Obstetrícia oferece quatro habilitações: Licenciatura em Enfermagem. Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermagem Obstetrícia e Enfermagem de Saúde-Pública. Matérias Básicas: Biologia. Ciências Morfológicas. Ciências Fisiológicas. Patologia. Ciências do Comportamento. Introdução à Saúde Pública. Matérias de Formação Profissional Comum: Introdução à Enfermagem. Enfermagem
Médico-Cirúrgica. Enfermagem Materno-infantil. Enfermagem Psiquiátrica. Enfermagem em Doenças Transmissíveis. Exercício de Enfermagem. Didática Aplicada à Enfermagem. Administração Aplicada à Enfermagem. Estudo de Problemas Brasileiros. Educação Física. Habilitação de Enfermagem Médico-cirúrgica: Enfermagem Médico-cirúrgica. Administração de Centros Cirúrgicos. Enfermagem em Pronto Socorro. Unidade de Recuperação e de Cuidado Intensivo. Administração de Serviços de Enfermagem Hospitalar. Habilitação em Enfermagem Obstetrícia: Enfermagem Obstetrícia. Ginecologia e neonatal. Administração de Serviços de Enfermagem em Maternidade e Dispensários Pré-natais. Habilitação de Enfermagem em Saúde Pública: Enfermagem de Saúde Pública. Administração de Serviços de Enfermagem em Unidade de Saúde. Psicologia da Educação. Estrutura e Funcionamento de Ensino Fundamental e Médio.
CURSOS
UNIVERSITÁRIOS
Enfermagem. Duração média: 4 anos.
TÉCNICOS
Assistência Domiciliar; Auxiliar de Enfermagem; Complementação para Técnico de Enfermagem; Enfermagem; Especialização de Enfermagem em Instrumentação Cirúrgica, Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização; Geriatria; Materno-Infantil; Pronto-Socorro e UTI; Saúde da Família.
LIVROS
Bases teóricas para Enfermagem
Autores: Mcewen, Melanie Autor: Wills, Evelyn M.
Editora: Artmed
Ano: 2009
Cuidar – Expressão humanizada da Enfermagem
Coleção: Série Enfermagem
Autor: Waldow, Vera Regina
Editora: Vozes
Ano: 2006
FILMES
Fale com ela. Direção: Pedro Almodóvar. Ano: 2002. Local: Espanha. A chave mestra. Direção: Iain Softley. Ano: 2005. Local: EUA. Enfermeira Betty. Direção: Neil LaBute. Ano: 2000. Local: EUA. O paciente inglês. Direção: Anthony Minghella. Ano: 1996. Local: Inglaterra.
REVISTAS
Acta Paulista de Enfermagem; Ciência, Cuidado e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva