Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ABRASTA



A ABRASTA - Associação Brasileira de Talassemia é uma entidade beneficente sem fins lucrativos que tem como missão melhorar as condições de tratamento e a qualidade de vida dos portadores de talassemia no Brasil.
Fundada em 06 de agosto de 1982, por um grupo de pais de portadores de Talassemia, a Abrasta é membro participante da TIF (Federação Internacional de Talassemia).


A ABRASTA tem como objetivos:


Divulgar a Talassemia em nosso país, esclarecendo os profissionais da saúde para agilizar o diagnóstico e também realizar sua prevenção junto aos casais no planejamento familiar.

Dar suporte para o tratamento adequado, indicando e encaminhando os pacientes ao tratamento adequado, dando também apoio para que exames de acompanhamento sejam feitos regularmente (ultra-sonografia, ecocardiograma, medição de ferro, açúcar, hormônio entre outros).

Dar suporte às famílias após o diagnóstico, fornecendo esclarecimentos e informações, apoio psicológico, jurídico e emocional.

Incentivar a adesão de doadores de sangue.

Contribuir para a atualização dos profissionais de saúde que tratam desta patologia, a fim de que se tenha disponível no país o melhor tratamento possível.

Tratamento gratuito (desferal e material descartável - seringas, agulhas, etc -) para os pacientes mais carentes;


Doação e venda a preço de custo de equipamentos para o tratamento (bomba infusora);

Atendimento geral ao público e encaminhamento de pacientes a profissionais e hemocentros;

Atendimento psicológico e jurídico;

Encontros de pacientes com médicos;

Cadastro atualizado de todos os portadores de Talassemia no Brasil;

Cadastro atualizado de todos os Hemocentros com relação completa dos médicos que acompanham pacientes portadores de talassemias;

Formação do Comitê Nacional da Talassemia, formado com médicos que atuam nesta especialidade e tendo representantes de todas as regiões;

Incentivo à formação de grupos regionais da Abrasta;

Formação de Centros de Referência em Talassemia em todas as regiões do país;

Obter do Ministério da Saúde, em todas as suas esferas, a garantia do pagamento do tratamento ideal e total para todos os pacientes;

Negociação com o Ministério da Saúde para que este disponibilize Bombas Infusoras para todos os portadores de talassemia major;

Participação em eventos do setor de hematologia, divulgando a patologia e o seu tratamento;

Realização anual da Conferência Internacional de Talassemia, evento que objetiva a atualização dos médicos ao que há de melhor em pesquisas, medicamentos e exames, com a presença dos médicos mais experientes na talassemia no mundo;

Apoio à formação médica, ajudando os profissionais brasileiros a participarem de congressos internacionais de Talassemia;

Realização de passeios para integração com os pacientes, buscando conscientiza-los sobre a importância de fazer o tratamento corretamente.

Acesse o Site da ABRASTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva