Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Catéter de Swan-Ganz - página 03

Para a passagem do catéter de Swan-Ganz e das monitorizações invasivas de pressões, o enfermeiro deve ter um conhecimento de todos os materiais (desde o catéter até dos aparelhos em uso na unidade) e as etapas da técnica utilizada na introdução do catéter. Tem que compreender, analizar e interpretar as ondas características apresentadas no monitor durante a passagem do catéter, o que ajudará na localização do catéter dentro do sistema circulatório do paciente.

Passagem do catéter de Swan-ganz

Após a fixação do introdutor, parte-se para a introdução do catéter de Swan-ganz.
Abra sobre a mesa estéril o catéter de Swan-ganz e o Kit de monitorização (intra-flow). Neste momento, o médico lhe dará a parte do kit que contém o intra-flow, a conexão para o monitor e a conexão do equipo para a bolsa pressurizadora.



Coloca-se o equipo que vem com o kit à solução (sol. fisiológica ou com heparina) e adapte à bolsa pressurizadora, pendurando tudo a um suporte de soluções.
No suporte de soluções, coloque o suporte para transdutores, adaptando aos transdutores a serem utilizados e identificando suas vias (Pressão Arterial e Pressão Venosa).
Então insufle a bolsa de pressão de 150 a 300 mmHg. Através do sistema de intra-flow, puxe o sistema para irrigar todo o prolongamento do(s) equipo(s).
OBS: Dentro do kit de monitorização, estão todos os dispositivos para a irrigação contínua sob pressão. Prepara-se a solução a ser utilizada no sistema sob pressão (Solução fisiológica com ou sem heparina*). *Este sistema de irrigação, quando sob uma pressão de aproximadamente 300 mmHg, envia um fluxo para o catéter de 3 ml/h. Então, a literatura questiona o uso da heparina nesta solução, que se for usada, deve-se utilizar uma concentração de 1 U de heparina para cada 1 ml de solução fisiológica. Sempre siga a orientação do protocolo da unidade da instituição.
Conecte o cabo do kit de monitorização ao cabo de pressão ou ao módulo do monitor.
Agora, encontre o nível "zero" através da linha axilar média do paciente e nivele a torneirinha encontrada no transdutor a este ponto.

Próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva