Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Catéter de Swan-Ganz - página 06

. . .Continuação... Caminhos percorridos pelo catéter de Swan-ganz

Agora, através da ajuda do fluxo sangüíneo, dirija o catéter até a próxima câmara cardíaca, ou seja, o Ventrículo Direito (VD). Sabe-se que o catétr se encontra em VD devido a uma alteração na curva, apresentando esta uma oscilação ampla, com valores de 20-25 mmHg (sistólica) e 0-2 mmHg (diastólica). ARAÚJO
Também podem surgeir algumas extras-sístoles durante a passagem do catéter pelo VD, principalmente pelo estímulo causado pela ponta do catéter sobre a parede do ventrículo.

 


Quando é atingido a Artéria Pulmonar (AP), a curva se altera, surgindo uma pressão sistólica de 20-25 mmHG e diastólica de 8-12 mmHg. ARAÚJO.




Como o balonete está insuflado, ao progredir com o catéter pela artéria pulmonar, o mesmo irá ocluir um dos ramos da artéria pulmonar, fazendo que aparaça uma curva semelhante a da PVC, só que com valores médios um pouco maior, 8-12 mmHg. Também é semelhante ao valor da pressão diastólica da artéria pulmonar.
Um dos testes existentes para uma maior certeza de que o catéter se encontra "capilarizado", ou seja, ocluíndo a artéria pulmonar, a curva deve se alterar imediatamente após a desinsuflação do balonete, ertornando a curva da pressão da AP.




Ao término de todo o processo, onde o catéter está posicionado corretamente na artéria pulmonar, e a curva de capilarização ou artéria pulmonar ocluída aparecem com facilidade durante o enchimento do balonete, o médico extende a bainha ou "camisinha" sobre o catéter (colocada antes de introduzir o catéter no paciente) para facilitar futuras manipulações sem contaminar o catéter caso o mesmo venha a se deslocar da artéria pulmonar.
OBS: é importânte não dar ponto nem amarrar o catéter ao introdutor, pois é muito freqüênte ter que manipular o catéter para melhor posicionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva