Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Catéter de Swan-Ganz - página 05

...Continuação Caminhos percorridos pelo catéter de Swan-ganz


Relembrando os caminhos que existem para chegar até a artéria pulmonar e seus ramos direito e esquerdo, o catéter de Swan-ganz poderá entrar pelas veias cava inferior ou superior (a mais utilizada devido a facilidade da punção das veias jugular ou sub-clávia), percorrerá até o Átrio Direito, em seguida entra no Ventrículo Direito e finalmente alcançando a artéria pulmonar.



Introduzindo o catéter e acompanhando pelo monitor
Introduza o catéter pelo introdutor. ele percorrerá seu caminho até encontrar a primeira câmara cardíaca, ou seja, o Átrio Direito (AD). Neste momento, haverá o registro no monitor de uma curva de PVC, com 3 ondas, a onda a, c e v e seus colapsos x e y. Então pode-se insuflar o balonete com ar (1,5 ml), permitindo que o fluxo sangüíneo dirija a ponta do catéter para o Ventrículo Direito. Os valores médios oscilam entre 3-5 mmH, segundo ARAÚJO.


 

Proximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva