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sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Home Care

O sistema Home Care proporciona um atendimento de saúde com qualidade, adequado às condições clínicas do paciente e com as vantagens do conforto e carinho da família no próprio lar, favorecendo o processo de recuperação do paciente.


A equipe multidisciplinar e os familiares devem garantir tranqüilidade ao paciente. O Home care providenciará o necessário para o tratamento e reabilitação no contexto social, e durante esse período é fundamental o apoio e a compreensão da família sobre o funcionamento do sistema de assistência domiciliar, o Home Care.


O objetivo desse manual é informá-lo sobre o funcionamento do Home Care, e o que é assistência domiciliar.

Além disso, o manual inclui recomendações sobre boas práticas, abordando os cuidados com a higiene e alimentação do paciente, fatores essenciais para o treinamento do familiar, ou cuidador, que dará prosseguimento à assistência.
O primeiro contato do Home Care com o paciente e a família ocorre no hospital. O enfermeiro do Home care faz a avaliação do paciente e os primeiros esclarecimentos sobre o sistema de Home Care. Há uma grande quantidade de novas informações e o manual servirá para contínua consulta. Em caso de dúvida, por favor, ligue para nossa central de atendimento.
A nossa função é criar uma estrutura de assistência de saúde adaptada ao ambiente domiciliar, e não uma outra unidade hospitalar. Nesse sentido, o Home Care é insuperável, pois o ambiente familiar permite que você forneça o melhor ao seu ente querido: tranqüilidade, conforto e carinho.

ESTRUTURA ASSISTENCIAL DO HOME CARE
A HOME CARE é constituído, por:

• Técnicos de enfermagem e/ou Auxiliares de Enfermagem

• Enfermeiros e Enfermeiros especialistas em Estomoterapia

• Médicos

• Fisioterapeutas

• Fonoaudiólogos

• Farmacêutico

• Psicólogo

• Assistente Social

• Suporte nutricional: nutricionista e nutrólogo

• Coordenadores médicos e de enfermagem

FINALIDADE DO HOMECARE
Prestar assistência domiciliar para pacientes com necessidade de cuidados especializados, de conhecimento técnico, a fim de recuperar a saúde, minimizar os prejuízos das doenças e incapacidades, e treinamento do paciente e/ou cuidador para o auto-cuidado
.
RESPONSÁVEIS PELOS CUIDADOS DO PACIENTE
Familiar Responsável – indivíduo ligado ao paciente que deve decidir e responder pelas ações de caráter administrativo e autorizações operacionais. Deverá eleger um cuidador e garantir boas condições do ambiente domiciliar.

Cuidador – indivíduo que irá cuidar (auxiliar) do paciente, nas atividades da vida diária, como: alimentação (aprenderá como lidar com sondas, ou administrar dietas via oral); higiene pessoal; mudança de decúbito; administração de medicações via oral ou enteral, também deverá auxiliar os profissionais técnicos (auxiliares e técnicos de enfermagem) nos cuidados do paciente sempre que necessário. Poderá ser qualquer pessoa, um amigo, familiar, vizinho ou funcionário contratado. Não sendo necessário formação escolar específica, mas deve estar presente e ser participativo, para receber as orientações e treinamentos da equipe multidisciplinar. Todos os cuidados não técnicos, são de inteira responsabilidade do cuidador.
“A falta do cuidador impede a elegibilidade do paciente na assistência domiciliar”
TEMPO IDEAL EM PERMANÊNCIA EM HOMECARE
O tempo de assistência dependerá da evolução do paciente. O Home Care por princípio evita prolongar desnecessariamente a assistência, portanto, o objetivo é manter a assistência durante o tempo necessário para a reabilitação completa ou parcial do paciente (auto-cuidado) ou para que a família assuma os cuidados do paciente que permanece dependente, adquirindo confiança para continuar a assistência. É importante ressaltar que a duração, a modalidade do Home Care, assim como as medicações são decididos pela equipe multidisciplinar do home care e de acordo com as necessidades clínicas do paciente, e por questões administrativas serão discutidas com a fonte pagadora (convênios ou particulares), pois dependem de autorização.
MODALIDADE DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
A assistência de enfermagem pode ser iniciada com 24 hs, 12 hs, 06 hs ao dia ou ainda com o número de horas necessário para certos procedimentos específicos, a escolha da modalidade depende de cada caso. A assistência pode ser reduzida gradativamente, passando de 24 horas para 3 horas ao dia, por exemplo. Esta evolução está condicionada à avaliação da equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e fonoaudiólogo) que definem as necessidades do paciente. Portanto, a determinação da duração da assistência e do número de horas por dia não é uma decisão aleatória. Apesar do carinho da equipe pelo paciente o objetivo é tornar a família independente, e quando possível, o paciente. Portanto, a alta do paciente depende da avaliação de toda a equipe multidisciplinar.
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
A participação da família é muito importante para trazer tranqüilidade, segurança e comodidade ao paciente.

Desde o início da assistência domiciliar uma ou mais pessoas da família, ou um cuidador, acompanhará o treinamento. A família, ou o cuidador, serão instruídos por nossos profissionais em relação aos cuidados do paciente (higiene, medicação, dieta, curativo, etc...) tornando-os capazes de dar continuidade a assistência em situações especiais ( monitoramento de cicatrização de feridas, cuidados com catéter vesical, sonda enteral... )
“RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES DA FAMÍLIA PARA QUE O HOMECARE TENHA SUCESSO”
CONFORTO
Reserve um quarto limpo, silencioso, arejado e se possível com refrigeração, para acomodar o paciente e a equipe que o assistirá. Se disponível, destinar um banheiro próximo ao quarto para uso exclusivo do paciente.

Lembre-se que a idéia é descaracterizar o ambiente hospitalar, e isso é feito aproveitando-se a estrutura existente na casa.
SEGURANÇA
Em áreas onde existam muitos insetos voadores se recomenda a colocação de telas nas janelas. A entrada no quarto de animais domésticos deve ser proibida. As grades do leito devem permanecer sempre elevadas para evitar queda. Não utilizar produtos de limpeza tóxicos, inseticidas ou outras substâncias nocivas no quarto do paciente. Pacientes confusos, nunca podem ficar sozinhos ou desprotegidos, a fim de evitar acidentes.
LIMPEZA DO AMBIENTE
A família deve providenciar diariamente a limpeza do quarto e do banheiro:
a- O banheiro deve ser limpo com água e sabão, pia e sanitário com água sanitária (diluição 1 colher de sopa em 1 litro de água). Se o banheiro não for exclusivo do paciente o mesmo deve ser limpo após cada uso do paciente.

b- O quarto deve ser limpo sem varredura seca, utilizar pano úmido ou aspirador de pó. O mobiliário do quarto, incluindo a cama e o colchão, também deve ser higienizado diariamente com um pano limpo, água e sabão, ou com álcool em superfícies resistentes.
c- O lixo do paciente deve ficar separado do resto do lixo domiciliar. É importante providenciar duas lixeiras; uma pequena com tampa e pedal para uso imediato no quarto e outra grande com tampa para armazenamento desse lixo.
d- Deve-se evitar carpete no quarto do paciente, com objetivo de evitar acúmulo de poeira e partículas alergênicas.

Material pérfuro-cortante (agulhas, scalps, materiais pontiagudos ou que contenham sangue ou outros fluídos corpóreos) possuem reservatório especifico para descarte pela enfermagem e é coletado por empresa tercerizada e especializada.
HIGIENE PESSOAL
a- Os familiares devem adquirir o hábito de lavar as mãos antes e depois de assistir o paciente, particularmente naqueles que apresentaram infecções durante o período de hospitalização ou que ainda apresentem infecção. A lavagem das mãos também deve ser feita antes de oferecer a alimentação via oral, administração da dieta via sonda e medicamentos.
b- Roupas de cama e banho limpas devem estar sempre disponíveis para que o auxiliar/técnico de enfermagem possa trocá-las sempre que necessário.
c- Roupas com sangue ou outro tipo de material orgânico, após a remoção do excesso sob água corrente, deixar em imersão por 30 minutos ou mais em solução de hipoclorito na proporção de 1 litro de água para 1 colher de sopa. Depois proceder a lavagem normalmente.
d- Apenas o paciente pode se alimentar no quarto.
MOBILIÁRIO PARA A ASSISTÊNCIA
a- É necessário ter no quarto uma cômoda ou similar para preparação das medicações, e um armário limpo com porta para guardar medicamentos e materiais de uso do paciente.
b- Para o paciente impossibilitado de sair do leito, disponibilizar uma bacia plástica que será utilizada na higiene apenas do paciente.
c- No caso de tratamento fisioterápico, também pode haver necessidade de adaptações no quarto.
d- No período em que o auxiliar de enfermagem estiver com o paciente, pedimos que esteja disponível uma poltrona ou cadeira confortável no quarto.
Na eventualidade de mudanças na prescrição médica, os medicamentos serão entregues no dia seguinte. Em caso de urgência, o pedido será entregue o mais rápido possível.
Todo o material para uso do paciente está listado em uma “ficha de entrega” disponível para ser checado. Nos casos de atendimento sem assistência de enfermagem, a enfermeira supervisora orientará a família como utilizar o material. É essencial a orientação em relação ao modo de utilização e quantidade do material, pois o estoque é calculado para o consumo semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com a logística de entrega de material.
ALIMENTAÇÃO DO PACIENTE
O preparo da alimentação do paciente é de responsabilidade da família, que será de acordo com a dieta prescrita pelo médico ou, quando necessário, pela equipe de nutrição. A administração das refeições será feita pelo auxiliar/técnico de enfermagem e este será mais um tópico de treinamento do familiar, que posteriormente deverá ser realizado pelo cuidador.
ALIMENTAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Para evitar que o auxiliar/técnico de enfermagem necessite usar a cozinha da residência ou se ausente por um período para se alimentar, sugerimos que a família ofereça uma refeição no período diurno e noturno. Caso não seja possível o auxiliar/técnico de enfermagem levará sua refeição. Lembramos que por motivos de higiene, o profissional de saúde também não deve se alimentar no quarto do paciente.
AUSÊNCIA DO HOMECARE
O paciente pode se ausentar da residência durante o atendimento domiciliar?
a- O paciente internado no sistema de Home Care é de responsabilidade da Personal. Portanto, a sua saída da residência só poderá ser permitida com prévia autorização da equipe multidisciplinar.
b- O paciente recebendo apenas visitas programadas e fisioterapia, ou na modalidade de procedimentos, portanto não internado, quando a sua saída da residência no horário da visita programada for necessária, é fundamental que sejamos informados com antecedência para que o atendimento seja re-agendado.
O DIA – A – DIA DA PERSONAL HOME CARE
Cada paciente tem um enfermeiro responsável que gerencia todo o funcionamento da assistência, e visita o paciente. O médico responsável também realiza suas visitas, conforme a programação da modalidade do Home Care. O enfermeiro supervisor controla o estoque de materiais e medicamentos, supervisiona os auxiliares/técnicos de enfermagem, além de julgar o que é necessário para um bom atendimento.

A equipe de enfermagem se reveza em plantões de acordo com o programa definido pela equipe multidisciplinar. Por segurança o nome do profissional que prestará o serviço será previamente informado a família pela central do Home Care. Em caso de falta do auxiliar/técnico de enfermagem, a família e/ou cuidador deve comunicar imediatamente a Central.

Poderá haver alternância entre os profissionais que irão atender o paciente. Isso não trará prejuízos ao tratamento, uma vez que a equipe da Personal trabalha de forma integrada, trocando informações sobre os pacientes.

Ressaltamos também que a equipe de enfermagem não está autorizada a realizar qualquer outra atividade, além da assistência e cuidados diretos ao paciente.
MATERIAL EXTRA
Durante a avaliação do paciente no hospital são listados todos os materiais necessários para a assistência domiciliar, após a visita da equipe multidisciplinar, se houver necessidade de qualquer alteração ou acréscimo de materiais, deverá ser realizado um novo orçamento e aprovação da fonte pagadora.

Os medicamentos disponíveis na farmácia do HOME CARE, inclusive os genéricos aprovados pelo Ministério da Saúde, são supervisionados por um farmacêutico responsável. Para os pacientes potencialmente mais graves, por medida de precaução, a Personal mantém alguns medicamentos especiais para serem utilizados apenas em situações de urgência.
APÓS A ALTA DO HOME CARE
Quando o paciente estiver de alta, for transferido, ou a óbito a nossa equipe providenciará a retirada de todos os equipamentos da residência (cama, cadeira de rodas, cadeira higiênica, entre outros). As medicações na embalagem e os materiais não consumidos serão também retirados e abatidos da fatura de cobrança.

A manutenção e bom funcionamento dos equipamentos, também são de responsabilidade da família. Caso o cuidador utilize os equipamentos de forma inadequada, ele deverá arcar com o prejuízo. O cuidador tem total liberdade de solicitar treinamento em relação a utilização de equipamentos, caso não saiba utiliza-lo.

Não poderá haver retenção de equipamentos e/ou materiais após a alta em hipótese alguma.
O HOMECARE E A MEDICINA PALIATIVA
A medicina paliativa é uma modalidade da assistência de saúde que visa apenas a qualidade de vida, como por exemplo, o alívio da dor. Os pacientes que estejam em fase terminal, e sem possibilidade de recuperação terapêutica, também podem ser assistidos no Home Care. Entretanto, é necessário que a família esteja consciente da situação e de acordo com os cuidados apenas de suporte. Esses pacientes permanecem em sua residência até o óbito, e a Personal providenciará o atestado de óbito.
RISCOS EM MANTER O PACIENTE EM HOMECARE
No hospital, em situações de urgência, por motivos evidentes o paciente é atendido rapidamente. No Home Care este tipo de atendimento não é possível. Portanto, deve estar claro que assistência domiciliar não foi criada para pacientes instáveis. O risco de piora súbita do quadro clínico do paciente existe, surgindo a necessidade de atendimento de urgência, e a Personal dispõe de ambulâncias UTI para realizar este atendimento. Quando o paciente dispõe do auxiliar/técnico de enfermagem na residência, este pode iniciar as primeiras medida de socorro até a chegada da ambulância com o médico.

Portanto, a família deve estar ciente dos benefícios e das limitações do sistema de assistência domiciliar antes de decidir a retirada do paciente do hospital.
AMBULÂNCIA
O tempo para atendimento pela ambulância na residência depende de vários fatores:
• Número de atendimentos

• Número de chamadas, podendo ocupar todas as ambulâncias de uma só vez

• Trânsito

• Distância da residência do paciente ao local onde a ambulância se localiza

• Atendimentos anteriores a sua solicitação

• Nossos atendentes podem informar o tempo previsto, mas os atrasos podem acontecer

• As ambulâncias podem sofrer situações inesperadas, como por exemplo, caso a ambulância encontre um acidente com vítimas sua obrigação é socorrer os feridos

• Após a prestação de socorro é realizada a limpeza do salão da ambulância antes do próximo atendimento

• Problemas de saúde na equipe de ambulância

As ambulâncias para remoção do paciente em consultas ou exames de rotina devem ser solicitadas com 48hs de antecedência.
Caso isso não ocorra não conseguiremos solicitar a remoção.

Para agendamento e solicitação das ambulâncias é necessário o nome do médico que irá realizar a consulta ou o tipo de exame

Endereço completo do local

Telefone do local

Especialidade do médico e/ou da clínica

Horário da consulta ou dos exames.

EQUIPE DE ENFERMAGEM (AUXILIARES/TÉCNICOS DE ENFERMAGEM)
São profissionais de nível médio que fazem cursos especializados em enfermagem ministrados por enfermeiros. Nestes cursos eles recebem informações teóricas e práticas de técnicas de enfermagem. São cursos que tem a duração entre 01 e 02 anos, oficializados e fiscalizados pelo COREN (Conselho Regional de Enfermagem). Os profissionais que prestam serviço para a Personal são certificados por estes cursos e registrados no COREN
Esses profissionais de enfermagem permanecem no domicílio para prestar a assistência pelo período conforme estabelecido: 24 horas, 12 horas, 06 horas ou procedimentos. Estes auxiliares/técnicos de enfermagem ficam sob supervisão dos enfermeiros (profissionais graduados), este modelo é o mesmo adotado em hospitais. Durante a visita e avaliação do paciente, o enfermeiro confere e supervisiona o trabalho desses profissionais. A sua função engloba a administração de medicação conforme a prescrição médica, cuidados de higiene, curativos, administração de dieta e outros procedimentos específicos, todos orientados pelo enfermeiro. As prescrições e orientações permanecem no prontuário e estão à disposição da família para consulta.

Os profissionais são selecionados pela coordenação de enfermagem do Home Care que apresentam a preocupação de conferir os diplomas e o registro no COREN, para garantir que a habilitação do profissional esteja oficializada. São submetidos a dinâmicas, provas, entrevistas e por fim treinamento específico em Home Care, ministrado por enfermeiros.

Os técnicos de enfermagem, que realizam os plantões nas residências, deslocam-se por meios próprios. Nos treinamentos desses profissionais sempre é enfatizada a questão da gravidade do atraso e da falta. Quando o paciente está com assistência de enfermagem 24 horas ao dia, no caso de falta de algum plantonista, o profissional permanecerá na residência até que um novo plantonista chegue para substituí-lo.

No caso de 12 horas de enfermagem ou de módulos com períodos menores, como não há troca de plantão, a família deve entrar em contato com a base até 30 minutos após a hora marcada, para que possamos substituir o profissional faltoso. As trocas de plantões podem ocorrer e são previamente comunicadas pela central que informará a família o nome do substituto, que deverá ter um prazo para deslocamento até a residência. Por fim, quando a família não estiver satisfeita com os auxiliares/técnicos de enfermagem, por gentileza converse com o enfermeiro visitador (responsável) pelo paciente.

A escala dos profissionais de enfermagem é de total e exclusiva responsabilidade do HOME CARE, podendo estes serem substituídos a qualquer momento por nós.

Temos por obrigação fornecer os profissionais de enfermagem de acordo com o plano terapêutico pré-estabelecido.
PLANTÕES

Durante as visitas das enfermeiras supervisoras, o responsável ou o cuidador deverá assinar, comprovando que a enfermeira realizou a visita em determinado dia e período.

O mesmo ocorre com as folhas de plantão dos auxiliares/técnicos de enfermagem, que devem ser assinadas pelo responsável ou cuidador do paciente.

MATERIAIS E MEDICAMENTOS
Os materiais e medicamentos são solicitados pelos auxiliares/técnicos de enfermagem.

OXIGENOTERAPIA/EQUIPAMENTOS
As solicitações de equipamentos só podem ser realizadas pelo médico visitador, pela enfermeira visitadora e/ou fisioterapeuta responsável. Quem decide o que é necessário tecnicamente para cada paciente são estes profissionais apenas.
As solicitações de recarga de oxigênio podem ser realizadas pelo auxiliar/técnico de enfermagem e se o paciente não estiver em sistema de 24hs de enfermagem, as recargas podem também ser solicitadas pelo cuidador.

As solicitações de recarga de oxigênio devem ser programadas. Recarga de oxigênio nunca pode ser emergência, excluindo o caso de piora do quadro clínico, que só será diagnosticado pela enfermeira visitadora, médico visitador ou fisioterapeuta responsável.
No prontuário de todos os pacientes estão anexados a tabela de controle de oxigênio, para programação das recargas. Caso os auxiliares/técnicos de enfermagem ou o cuidador tenham dúvida para a utilização desta, devem solicitar a explicação para a enfermeira visitadora.
As solicitações de recarga, também podem ter como parâmetro, quando o ponteiro chegar em 50 BAR, ou seja, no vermelho.
As solicitações para troca de equipamentos com defeitos podem ser realizada pelo auxiliar/técnico de enfermagem ou pelo cuidador, que deverá descrever o que está acontecendo com aquele determinado equipamento.

O tempo de percurso para entrega de oxigênio de emergência é de até 3hs.
VISITAS DOS PROFISSIONAIS
Na implantação do paciente a enfermeira visitadora irá comunicar quem são os profissionais que estarão visitando o paciente.

Se a visita estiver estipulada quinzenalmente, o profissional terá 15 dias para realizar a visita a partir do momento da inclusão do paciente.

Cada profissional deverá combinar com a família a data da visita.
MATERIAL DE BOLSO
É de obrigação de cada profissional (auxiliar/técnico de enfermagem) ter e levar em todo plantão e/ou procedimento os materiais e bolso: Estetoscópio, Esfignomanômetro, Termômetro, Tesoura e Caneta.

EXAMES LABORATORIAIS E DIAGNÓSTICO
Os exames laboratoriais solicitados pelos médicos da empresa são enviados para o convênio, que irá agendar e avisar a data da coleta, assim sendo, nós da empresa não somos comunicados e não sabemos informar qual será a data da coleta e o dia da entrega dos resultados.
Quando o laboratório realizar a coleta e deixar na residência senhas para pegar os resultados pela Internet, o profissional (auxiliar/técnico de enfermagem) ou cuidador deverá ligar para central (base) da Personal e avisar.

Se os resultados chegarem na residência o profissional ou o cuidador, também deverá avisar a empresa, pois muitas vezes o resultado é enviado primeiramente a residência, sem ter chegado para a empresa.

Os resultados geralmente são enviados para a empresa via fax, assim que chegam para nós, os encaminhamos para o médico responsável, sendo assim se o médico não estiver com os exames em mãos, realmente é porque ainda não recebemos os resultados.

A agilidade dos exames é de responsabilidade da operadora de saúde.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Em todo prontuário existe a pesquisa de satisfação, onde os cuidadores/familiares podem descrever e avaliar os serviços recebidos, entregando para a enfermeira ou médico visitador ou podem lacrar em um envelope e entregar. Assim os problemas e dúvidas em relação ao atendimento podem ser percebidos e resolvidos com maior rapidez.

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Por Marcos Silva