Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Canal Saúde



Em dezembro de 1994 o Canal Saúde iniciou suas atividades. O projeto foi concebido como resposta às deliberações das Conferências Nacionais de Saúde, que apontam informação, educação e comunicação como elementos estratégicos para consolidação do Sistema Único de Saúde e para conquista da cidadania plena no Brasil.


O Canal Saúde tem desenvolvido durante estes anos metodologias de produção e veiculação de audiovisuais para atender as demandas específicas do setor Saúde. A pesquisa de recepção realizada em 2001 demonstra que 73% do público do Canal Saúde é constituído por profissionais de saúde.
Quase a totalidade deste contigente busca na programação subsídio para o trabalho e formação profissional. Paralelamente, conselhos de saúde, escolas, universidades, centros de pesquisa, hospitais, associações, sindicatos e outras entidades também assistem, gravam e divulgam os programas do Canal Saúde.
No que diz respeito à produção, há várias modalidades: cobertura de eventos, produção de vídeos didáticos, copiagem e distribuição de programas, além das teleconferências, cuja produção triplicou entre 2000 e 2001.

A Coordenação Nacional de DST- AIDS, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Funasa, o Programa Saúde da Mulher (MS), a Secretaria de Políticas de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde, além do Conass e Conasems foram alguns dos atores que demandaram a parceria do Canal Saúde nos últimos dois anos.
Um Canal Virtual

Durante a década de 90, o Brasil testemunhou uma sensível multiplicação de possibilidades no campo da comunicação. Consolida-se no país a Internet, as TVs por assinatura via cabo, MMDS e DTH. Surgem, por pressão dos movimentos sociais, os canais de acesso público a cabo. A sociedade rapidamente assimila estes novos espaços, que estão reorientando a relação dos brasileiros com a televisão, caracterizando um fenômeno - a segmentação do público. Subitamente brindada com uma infinidade de opções, a audiência da TV se fragmenta por classes sociais, categorias profissionais, faixas etárias entre outras variáveis.
É esta multiplicidade de espaços agora disponíveis, que permite a existência de um canal virtual, discutindo Saúde como qualidade de vida. A lógica é inversa àquela que, hoje, justifica um canal convencional. Em vez de atingir um público segmentado, e por conseguinte limitado através de um único veículo, a estratégia é ocupar

vários espaços de mídia para atingir simultaneamente diversos públicos. Desta forma, criamos condições para disseminar o conceito ampliado de Saúde junto a setores da sociedade que, tradicionalmente, não estariam inseridos nesta discussão. O Canal Saúde já investe neste conceito de canal virtual. Hoje, a programação é transmitida para todo Brasil com recepção por antena parabólica através das freqüências da Embratel e da Amazon Sat, e simultaneamente, através da Internet, neste endereço. O projeto também mantém um programa semanal na Rede Nacional de TVs Educativas e está presente em vários canais de acesso público a cabo, tvs universitárias e canais comunitários.Por fim, o projeto ganhou caráter internacional, exibindo programas na rede da Asociación de Televisiones Educativas Iberoamericanas (Atei)

Objetivos


Apoiar a Educação Continuada a Distância;

Propiciar o debate sobre políticas e programas da área da Saúde;

Apoiar a coordenação e desenvolvimento de programas, projetos, serviços e ações do setor Saúde;

Difundir informações, visando o exercício do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS);

Favorecer a visibilidade do SUS junto à população brasileira;

Promover e favorecer a troca de experiências e conhecimentos na área da Saúde;

Difundir programas e vídeos educativos no sentido de fomentar a prevenção das doenças e a apropriação da Saúde pelos cidadãos;

Difundir informações epidemiológicas, ambientais e sanitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva