A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICO-ONCOLOGIA – SBPO – é uma entidade civil, sem fins lucrativos que foi criada em 1° de Maio de 1994 com o objetivo de congregar profissionais e estudantes da área de saúde e áreas afins para o estudo, a divulgação e o desenvolvimento da Psico-Oncologia em todo o território Nacional.
FINALIDADES:Em seu Estatuto no artigo 4º, a Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia define suas finalidades:
Estudar e debater questões, assim como, sistematizar a atuação de profissionais na área definida como Psico-Oncologia;
Realizar atividades assistenciais, educativas, culturais e políticas na área da Psico-Oncologia;
Promover a transdisciplinaridade zelando pela assistência integral à pessoa com câncer, a família, bem como os profissionais envolvidos;
Fomentar pesquisas e promover o aperfeiçoamento técnico e científico de seus associados, assim como, promover a discussão sobre a ética e as questões econômicas relacionadas ao exercício profissional da Psico-Oncologia, por meio da realização de eventos científicos;
Divulgar a Psico-Oncologia e zelar pela sua prática coerente com os valores éticos;
Estimular os profissionais de saúde a realizarem publicações que atualizem e socializem os conhecimentos da Psico-Oncologia;
Conferir a proteção moral e cultural e jurídica aos seus associados e promover a defesa dos seus interesses desde que estejam de acordo com as finalidades da SBPO;
Realizar intercâmbios e celebrar convênios com as sociedades congêneres ou de áreas afins, nacionais ou internacionais, que exerçam funções assistenciais, educativas, culturais, políticas e econômicas que beneficiem as partes.
Constituição:O quadro Social da SBPO é constituído de associados que são organizados nas seguintes categorias: associado fundador; associado efetivo; associado honorário e associado aspirante.
Como a SBPO é financiada O patrimônio da SBPO é constituído de receitas advindas das taxas de remuneração de seus serviços, de contribuições de sócios, dos resultados de eventos científicos, de locações, doações e subvenções federais, estaduais e municipais.
Atividades da SBPO Seminários e Eventos Científicos em colaboração com todas as estaduais
A SBPO colabora e incentiva cada uma das estaduais a ampliarem e divulgarem, nas suas respectivas localidades, atendendo a interesses regionais, o conhecimento científico relevante ao estudo e à prática da Psico-Oncologia no país.
Os Congressos Brasileiros, realizados a cada dois anos, favorecem o intercâmbio e aprimoramento profissional e visam à sedimentação, ampliação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos no atendimento ao paciente em tratamento de câncer e seus familiares, realizados em todo o país.
HISTÓRICO DOS CONGRESSOS:I Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia
1989 – Curitiba
II Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia
1992 – Brasília
III Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia
1994 – São Paulo
IV Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia
1996 – Salvador
V Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia
1998 – Goiânia
Tema: Saúde e Doença no Terceiro Milênio – A construção de um novo paradigma
VI Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia
2000 – Gramado
VII Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia
2002 – Recife
Tema: O Encontro da Ciência com a Espiritualidade
VIII Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia
2003 – São Paulo
IX Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia / II Encontro Internacional de Psico-Oncologia e cuidados Paliativos
2006 – São Paulo
Tema: Admirável Mundo Novo: avanços da Ciência e da Bioética em Psico-Oncologia
X Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia
2008 – Fortaleza
Tema: A integralidade do Cuidado em Psico-Oncologia
Acesse o site da SBPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia com atenção:
Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!
Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.
Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.