Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

1 - A diarréia aguda aquosa e Cólera: Haiti Pré-Breve decisão de Acção para a Saúde Pública

Principais recomendações

As medidas mais eficazes para prevenir a transmissão da diarréia aquosa aguda são a oferta de seguro (clorados) de água; de armazenamento de água potável, disposição adequada de fezes e lavar as mãos com sabão depois de cuidar de doentes, higiene, limpeza outras pessoas depois de ir ao banheiro, ou antes de preparar, servindo, ou comer alimentos. Porque o início da estação das chuvas deverá aumentar a transmissão da diarréia aquosa aguda, estas medidas devem ser imediatamente reforçadas, em especial nos assentamentos para pessoas deslocadas.

Surtos de diarréia aquosa aguda são prováveis de ocorrer. Sistemas de vigilância deve ser capaz de detectar rapidamente um aumento de casos de diarréia aquosa aguda. Esse aumento deverá desencadear esforços para determinar a origem da transmissão, assegurar a aplicação das medidas de controle na área afetada , e determinar a etiologia microbiana.

A desidratação é a questão crítica clínica. O abastecimento adequado para reidratação oral e intravenosa e treinamento em manejo clínico de desidratação precisa estar no lugar em todas as regiões afetadas antes de um surto.

A cólera é extremamente improvável de ocorrer. Contudo, se os adultos apresentam com diarréia aquosa aguda e desidratação grave, testes de cólera deve ser realizada.

1. Qual foi a situação no Haiti antes de o sismo?

Dados nacionais de vigilância da diarréia aquosa aguda no Haiti não estavam disponíveis anteriormente. Estudos no Haiti têm sugerido que a diarréia é uma doença comum (cerca de 4-6 episódios de diarréia por criança por ano) e da causa da morte (5-16% dos óbitos) entre as crianças.1,2,3,4 Estimativa da incidência de diarréia no Haiti é várias vezes superior à incidência anual esperado entre as crianças nos países industrializados.

Até agora não há relatos de cólera no Haiti desde 1960 ou antes. Cólera está ausente do Caribe.
The National Public Health Laboratory (LNSP) não era rotina a realização de testes de diagnóstico para diarréia aquosa antes do terremoto.

2. Qual é a probabilidade de casos ou surtos de diarréia aquosa aguda em desenvolvimento no futuro próximo?

Surtos de diarréia aquosa aguda é muito provável que ocorra no futuro próximo. Mais de 20.000 casos de diarréia aquosa aguda foram relatados após um terremoto no Paquistão em 2005,5 e há muitos focos de diarréia aquosa na sequência de catástrofes envolvendo inundações ou em acampamentos para pessoas deslocadas.6,7,8A transmissão da diarréia aquosa aguda ocorre através do consumo de águas residuais, água ou alimentos contaminados, contato com superfícies contaminadas ambientais, ou uma pessoa directa para espalhar pessoa em condições de higiene. Todas estas vias de transmissão existentes no pós-terremoto Haiti. Atual problemas com a água, saneamento, higiene e infra-estrutura será agravada durante a estação chuvosa, quando o contato permanente com água contaminada de esgoto e execute-off será comum.

Um surto de cólera, é muito pouco provável neste momento. Para que um surto de cólera que ocorra, duas condições devem ser cumpridas: (1) deve haver bermudas significativa na água, saneamento e infra-estrutura de higiene utilizados por grupos de pessoas, permitindo grande exposição escala de alimentos ou água contaminada com Vibrio cholera organismos, e (2 cólera) devem estar presentes na população. Embora a corrente de água, saneamento, higiene e infra-estrutura no Haiti, certamente facilitar a transmissão de cólera (e muitas outras doenças), a cólera não está circulando no Haiti, eo risco de introdução da cólera ao Haiti é baixa. A maioria dos viajantes actuais para o Haiti são os trabalhadores humanitários em países sem cólera endêmica, e que são susceptíveis de ter acesso a saneamento adequado e higiene no Haiti, de tal forma que todos os organismos de cólera que importam seria seguramente contido.

Similarmente , a importação de cólera através de alimentos contaminados não foi documentada no Haiti nas últimas décadas e é improvável que se tornou um problema durante os esforços de socorro.

3. Deve ocorrer uma manifestação, como poderia ser detectado?

O Cluster da Saúde estabeleceu vigilância sentinela para a diarreia aquosa aguda em todo o Haiti. Um surto de diarréia aquosa aguda seria sugerido por um rápido aumento do número de pessoas com três ou mais solto, não sangue nas fezes em um período de 24 horas.

As etiologias mais prováveis de diarréia aquosa no Haiti seria norovirus, rotavirus, enterotoxigenic Escherichia coli, Giardia, E criptosporidiose, que causa a doença clinicamente indistinguíveis na apresentação. Cólera teste deve ser realizado se os adultos apresentam com diarréia aquosa aguda e desidratação grave.

Caso seja detectado um surto, amostras de fezes devem ser coletadas de um número limitado de casos (10-20) e testados no LNSP ou, se necessário, em outro laboratório de referência. Baciloscopia e cultura devem ser realizados para determinar a etiologia. Rotavírus,

Cryptosporidium, e Giardia normalmente causam doença mais grave em crianças do que nos adultos; imunoenzimáticos para esses agentes seria útil se os surtos são vistos principalmente entre as crianças. testes de diagnóstico rápido da cólera sensível e específico para detecção de surtos; cólera testes rápidos já estão disponíveis no LNSP.

4. Quais as opções para a ação de saúde pública deve ser considerada no caso de um surto?
Cloração de tankered encanada e abastecimento de água e / ou ponto-de-uso da água de tratamento e armazenamento de água potável e acesso a instalações sanitárias melhoradas, estações de lavagem das mãos, e sabão são as estratégias de mitigação mais importante manifestação. Estes devem ser reforçado antes do início da estação chuvosa, particularmente em assentamentos de deslocados. Durante um surto de criptosporidiose ou giardíase, de ebulição da água é o preferido; cloração é marginalmente eficaz contra Giardia e não é eficaz contra Cryptosporidium.

A desidratação é o problema clínico crítico para todos os tipos de diarréia aquosa aguda. A pedra angular do tratamento é a prestação imediata de osmolaridade adequada de reidratação oral de baixa e / ou isotônico soluções intravenosas. Porque a morte devido à desidratação por diarréia aquosa pode ocorrer dentro de horas, de fornecimento de hidratação e treinamento clínico sobre a gestão de hidratação deve estar no lugar antes de um surto.

Porque a maioria dos episódios de diarréia aquosa são auto-limitados, os antibióticos são utilizados principalmente para o tratamento de pacientes com sepse clínica. Entanto, durante um surto de giardíase, metronidazol poderia ser usado para limitar a transmissão.

Para as crianças com diarréia aquosa aguda, continuação da amamentação, apoio nutricional, e zinco suplementar (20 mg / dia por via oral, por 10-14 dias para crianças dos 6-59 meses de idade, 10 mg / dia por via oral, por 10-14 dias para crianças menores de 6 meses de idade) pode diminuir a duração e gravidade da doença diarréica.

Embora não seja geralmente utilizado para atenuar surtos de cólera e de vacinas contra o rotavírus está disponível comercialmente e pode ser considerada no caso de um surto confirmado. Vacinas não estão disponíveis para outros agentes de diarréia aquosa.

Referências

1 Bowen, A., e Seema Jain (2005). Epi-Aid # 2005-009 Trip Relatório de Avaliação da Pós-furacão Jeanne Vigilância de Doenças e Distribuição Emergencial PUR-Gonaives, Haiti, 2004. Atlanta, GA, CDC.
2 Cayemittes, M., Marie Florença Placide, Soumaïla Mariko, Bernard Barrère, Blaise grave, Canez Alexandre. (2007). Enquête mortalité, Morbidité et Utilisation des Services, Haiti, 2005-2006. Calverton, Maryland, E.U.A., Ministère de la Santé Publique et de la Population, Haïtien Institut de l'Enfance et Macro International Inc.
3 OMS (2006). Haiti: Mortalidade País Fact Sheet 2006. Genebra, Suíça, a OMS.
4 AHO. "Haiti: Análise de Situação e Tendências Summary." Obtido 5 de fevereiro de 2010, a partir de http://www.paho.org/English/DD/AIS/cp_332.htm.
5 Ligon, B. L. (2006). "As doenças infecciosas que colocam desafios específicos após desastres naturais: uma revisão." Semin Pediatr Infect Dis 17 (1): 36-45.
6 O Mach, Lu L, T Creek, Bowen A, Arvelo W, Smit M, Masunge J, Brennan M, Handzel T. (2009). "Estudo de base populacional de um surto generalizado de diarréia associada com aumento da mortalidade e da desnutrição no Botsuana, janeiro-março de 2006." Am J Trop Med Hyg 80 (5) :812-8.
7 Watson, J. T., M. Gayer, et al. (2007). "As epidemias após catástrofes naturais." Emerg Infect Dis 13 (1): 1-5.
8 Yee E, Palacio H, Atmar R, et al. (2007). "Surto generalizado de gastroenterite norovirus entre evacuados do furacão Katrina, vivendo em um 'megashelter' em Houston, Texas: lições aprendidas para a prevenção." Clin Infect Dis 44:1032 - 9.

Propostas em Situações Emergenciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva