Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

10 - Tétano e Tétano Neonatal: Haiti Pré-Breve decisão de Acção para a Saúde Pública

Principais recomendações

Prevenção

. Fornecer vacina antitetânica para todas as pessoas sem uma história confiável da recepção de uma vacina contra o tétano durante os últimos 10 anos, especialmente as pessoas com risco aumentado de doença, incluindo respondedores e pessoas envolvidas no resgate, remoção de entulhos, obras de reparação e construção.

. Assegurar a vacinação contra o tétano entre as mulheres grávidas.

. Apoiar os esforços para revigorar as atividades de imunização de rotina com divulgação para todos os grupos populacionais, incluindo populações recentemente deslocadas.

. Para pessoas com tétano, feridas propensas a fornecer o tétano, difteria (Td) ou toxóide tetânico (TT) da vacina e imunoglobulina antitetânica (TIG).

Tratamento crítico e suprimentos

. DTP, DTP, DT, TT, e as vacinas dT.

Informações de Suporte

1. Qual foi a situação no Haiti antes de o sismo?

. O tétano é endêmica no Haiti; 16-119 casos de tétano foram notificados anualmente desde 2004, 40-100% dos casos são o tétano neonatal. A subnotificação é provável.1
OMS / UNICEF estima cobertura DTP3 no Haiti tem sido cerca de 50% na última década, e foi menor na década de 1990 e 1980.2

. A proporção estimada de nascidos protegidos contra o tétano anualmente com base em práticas de imunização desde 2004 é de 30% -50%.

2. Qual é a probabilidade de casos ou surtos desta doença em desenvolvimento no futuro próximo?

. Na sequência do terramoto no Haiti pode haver um aumento do risco de tétano no significativamente sub-população vacinada haitiano entre os feridos pelo terremoto ou envolvidos em operações de limpeza. Também existe o risco permanente de tétano neonatal em recém-nascidos de mães adequadamente vacinadas, especialmente quando as condições de entrega limpa, não pode ser fornecido.

. Surtos de tétano é raramente relatada na sequência de catástrofes naturais ou outros eventos de massa acidente3,4,5, Provavelmente refletindo a subnotificação. No entanto, após o 26 de dezembro de 2004 tsunami em Aceh, um conjunto de 106 casos de tétano ocorreu com um pico de 2 1 / 2 semanas de pós-evento, resultante de ferimentos ocorridos durante o tsunami e do estado vacinal prévio pobres da população. 63% dos pacientes eram do sexo masculino, ea letalidade foi de 18,9%6. Dentro de um mês a 5 de outubro de 2005 do terremoto na Caxemira, o Paquistão, um total de 139 casos de tétano, incluindo 41 mortes, foram relatadas.

3. Deve ocorrer uma manifestação, como poderia ser detectado?

. O tétano não é transmissível entre seres humanos e ponto-fonte "surtos", geralmente não ocorrem outros do que em uma epidemia de lesões e feridas de punção.

. Clostridium tetani esporos são ubíquos no meio ambiente. Esporos entram no corpo através de uma ruptura na pele e doença clínica é causada por uma neurotoxina produzida pela C. tetani bacilos. "Tétano propenso" feridas são aqueles que estão contaminados com terra, fezes ou saliva; punção e outros ferimentos penetrantes, ferimentos profundos, queimaduras, lesões por esmagamento, gangrena ou aquelas com tecido desvitalizado. Contudo, C. tetani esporos presentes no solo também pode infectar feridas trivial e despercebida, lacerações e queimaduras.
. O tétano caracteriza-se por rigidez e espasmos musculares dolorosos, muitas vezes começando nos músculos da mandíbula e no pescoço.

. O diagnóstico do tétano é feito clinicamente, ao excluir outras causas de rigidez muscular e espasmos.

4. Quais as opções para a ação de saúde pública deve ser considerada no caso de um surto?

. Assegurar um fornecimento adequado de vacina antitetânica e TIG em instalações de prestação de cuidados de trauma é fundamental. O tétano é uma emergência médica que requer hospitalização, tratamento imediato com TIG humana (ou antitoxina equina se imunoglobulina humana não está disponível), um booster toxóide tetânico, agentes de controle de espasmos musculares, e, se indicado, tratamento de feridas agressivo e antibióticos.

. A maior prioridade para a imunização antitetânica é fornecer vacina antitetânica (TT, DT) e TIG para pacientes feridos com tétano, feridas propensas que não foram vacinados de forma adequada ou cuja vacinação histórias são desconhecidas ou uncertain7. Estado imunológico do tétano também deve ser revista para todos os pacientes com outros tipos de ferimentos, e tétano administrado conforme o caso.

. Não-imunizadas as mulheres grávidas devem receber pelo menos 2 doses de vacina toxóide tetânico (de preferência a vacina dT), com a primeira dose o mais cedo possível durante a gravidez ea segunda dose um mínimo de 4 semanas após a primeira dose e, de preferência pelo menos 2 semanas antes do parto.

. Melhorar a cobertura vacinal de rotina das crianças> 6 semanas de idade, com três doses de DTP, pelo menos 4 semanas de intervalo.

. Certifique-se de limpar as práticas de entrega, especialmente as práticas de cuidado do cordão, Para prevenir a infecção durante e após o parto.

Referências

1 OMS, a incidência da doença Tétano: a República do Haiti (atualizado 10 de agosto de 2009): http://www.who.int/immunization_monitoring/en/globalsummary/timeseries/TSincidenceByCountry.cfm?C=HTI
2OMS / UNICEF sobre a cobertura vacinal: a República do Haiti (actualizado Agosto de 2009):http://www.who.int/immunization_monitoring/en/globalsummary/timeseries/TSWUcoverageByCountry.cfm?country=HTI
3 Ligon BL. As doenças infecciosas que colocam desafios específicos após catástrofes naturais: a review. Semin Pediatr Infect Dis. 2006; 17 (1) :36-45.
4 Watson JT, et al. Epidemias após catástrofes naturais. Emerging Infectious Diseases 2007; 13:1-5.
5 Chapman LE, Sullivent EE, Grohskopf LA, et al. Recomendações para intervenções pós-exposição para prevenir a infecção pelo vírus da hepatite B, hepatite C ou vírus da imunodeficiência humana, e tétano em feridos durante bombardeios em massa e outros eventos-acidente - Estados Unidos, 2008: recomendações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). MMWR Recomm Rep 2008; 57 (RR-6) :1-21.
6 World Health Organization. Epidemic-prone vigilância da doença ea resposta depois do tsunami na província de Aceh, na Indonésia. Weekly epidemiological record. 2005; 18 (80) :157-164.
7 OPAS. Tétano prevenção durante Wound Management: Instruções para o Haiti. OPAS 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva