Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

11 - Tuberculose: Haiti Pré-Breve decisão de Acção para a Saúde Pública

Principais recomendações

Prevenção


. Identificar rapidamente e restaurar a terapia de pessoas com tuberculose (TB), particularmente aqueles com tuberculose multirresistente (isto é, a tuberculose resistente à isoniazida e rifampicina, MDR TB) que estavam recebendo medicamentos TB antes do terremoto. Interrupções no tratamento podem necessitar de ajustes, como a prorrogação ou reinício do tratamento.

. Avaliar o estado de TB em curso e serviços de HIV, assegura a continuidade dos serviços de HIV nas instalações da TB, e tela de pessoas HIV-positivas nos cuidados à tuberculose.

. Implementar medidas básicas de controle de infecção, incluindo a rápida identificação de pessoas com sintomas de tuberculose, a separação de doentes infecciosos, uso consistente de ventilação cruzada quando tossir viável, ea educação de funcionários e pacientes sobre esses esforços em áreas onde os doentes com TB são vistos ou alojados.

Capacidade de diagnóstico e de vigilância

. Implantação da triagem de pessoas com sintomas de tuberculose (por exemplo, tosse, febre, suores nocturnos> 3 semanas) em centros de saúde, especialmente aqueles que atendem a pessoas deslocadas internamente (PDI).

. Educar os moradores de acampamentos de grandes dimensões ou outras configurações congregam sobre a necessidade de procurar tratamento quando a sentir os sintomas da tuberculose.

. Acompanhar a adesão aos medicamentos da tuberculose.
. Expandir métodos de detecção de tuberculose resistente aos medicamentos, incluindo a aplicação de um inquérito nacional de resistência aos medicamentos da tuberculose.

Tratamento crítico e suprimentos

. Confirmar que um fornecimento adequado de medicamentos anti-TB é mantida.

. Assegurar que o Laboratório Nacional de Saúde Pública (LNSP) é capaz de acessar os equipamentos necessários, reagentes e suprimentos.

Informações de Suporte

1. Qual foi a situação no Haiti antes de o sismo?
. O diretor do Programa Nacional do Haiti Programa de Controle da Tuberculose (PNLT) informa que mais de 7.000 pacientes estavam recebendo tratamento para a tuberculose em Port-au-Prince antes do terremoto.

. A infra-estrutura do PNLT é limitada, mas inclui um plano estratégico 2006-2015 que é consistente com a OMS de estratégia global Stop TB. Alguns pacientes recebem o diagnóstico eo tratamento da ONG.
. Em 2007, a incidência estimada para todas as formas de tuberculose no Haiti foi 306 casos/100 0001. O caso estimada taxa de detecção foi de 47%.1 Como na maioria das regiões do mundo, vigilância da TB no Haiti depende da baciloscopia, cultura é mais sensível, mas é caro e não está amplamente disponível.

. Haiti não tenha participado da OMS pesquisas globais de resistência aos medicamentos da tuberculose. Em 2007, a OMS estimou a taxa de MDR TB entre todos os novos casos de tuberculose no Haiti em 1,8%1. A única publicação sobre TBMR no Haiti, relatou uma taxa de 6% entre os casos novos e 20% entre os casos de retratamento de um aconselhamento e testagem voluntária do HIV (ATV) da clínica em 2000-20022. Na última década nos Estados Unidos, a taxa de MDR TB entre os casos de tuberculose notificados em pessoas nascidas no Haiti foi de 1,5%, ea taxa de resistência à isoniazida foi de 11,6%.3 As taxas não diferiram significativamente pelo HIV, mas foi 2-6 vezes maior em pessoas de relatórios tuberculose prévia.

. A OMS estima que 23% dos casos novos de TB no Haiti são co-infectados com HIV.1 Pessoas com HIV-tuberculose relacionados podem ter apresentações atípicas, tornando o diagnóstico mais difícil. Através de Emergência do Presidente do Plano para a SIDA (PEPFAR), os Estados Unidos apóiam o teste de HIV, aconselhamento e tratamento em clínicas de tuberculose, o rastreio e tratamento da TB em clínicas de HIV, infecção TB limitado atividades de controle, monitoramento e avaliação destas actividades em toda do país.

. TB cultura e teste de sensibilidade às drogas (DST) capacidade está limitada a duas ONG instalações (GHESKIO e Parceiros na Saúde), fora de Port-au-Prince.
Em 2010, a OMS recomenda o uso global de rifampicina em ambas as fases de iniciação e continuação do tratamento. Muitos programas, incluindo aqueles no Haiti, ainda usam rifampicina apenas na fase inicial.

. Não há política formal de gestão de interrupções na terapia existia no Haiti antes do terremoto. Vários conjuntos de recomendações existentes, inclusive aqueles publicados pelo CDC4 ea OMS5; As recomendações mais detalhadas são do New York City Escritório de Controle de TB6 e consta do anexo 1.

. Bacilo Calmette-Guérin vacina é administrada a crianças no Haiti (cobertura de 75% estimado) para evitar as formas graves de tuberculose disseminada.7 Não há nenhuma vacina eficaz contra a tuberculose para os adultos.

2. Qual é a probabilidade de casos ou surtos desta doença em desenvolvimento no futuro próximo?

. Surtos de TB são prováveis. A convergência de tuberculose ativa e HIV / SIDA no contexto de interrupção do serviço e condições de vida se reúnem vai ampliar de transmissão e aumenta a morbidade e mortalidade de ambas as drogas sensível e tuberculose resistente aos medicamentos, especialmente em pessoas com TB / HIV co-infecção.

. Têm sido documentados surtos de TB e MDR TB em populações de refugiados constante (por exemplo, 2004-2005 surto de tuberculose MDR em Hmong refugiados na Tailândia).8

3. Deve ocorrer uma manifestação, como poderia ser detectado?

. Um aumento no relato de casos suspeitos ou em qualquer grupo (por exemplo, pessoas que residem na mesma barraca grande, por exemplo, as pessoas presentes na mesma clínica de HIV) devem levantar a suspeita de um surto.

. Uso de testes moleculares rápidos que identificam M. tuberculosis e resistência à rifampicina é recomendada, se possível, um pequeno número de laboratórios de referência no Haiti.
Microscopia baseado em diagnóstico de tuberculose com base na baciloscopia é prático e barato, mas é relativamente insensível e não consegue identificar a tuberculose MDR.

. Cultura TB está disponível para apenas uma pequena minoria de pacientes com tuberculose no Haiti.

. Em 2008, a OMS recomenda o uso de linha de sonda em ensaios de escarro e culturas para identificação rápida de tuberculose MDR.9 Line-sonda ensaios fornecem resultados em 1-2 dias. A sensibilidade e especificidade da linha de testes com sondas de rifampicina são suficientemente elevadas para utilizar os resultados da suscetibilidade nas decisões de gestão de processos. O LNSP já tem capacidade de PCR, ea Fundação para Novos Diagnósticos Inovadores (FIND) está planejando para suportar a introdução da linha de ensaio sonda no LNSP. Um seleto número de laboratórios internacionalmente apoiado também pode ser capaz de o fazer.

. Resistência a Rifampicina é um substituto confiável (valor preditivo positivo> 95%) para a tuberculose MDR porque a resistência a rifampicina isolada é rara.

4. Quais as opções para a ação de saúde pública deve ser considerada no caso de um surto?

. A prioridade imediata é uma campanha para encontrar pessoas que estavam sendo tratados para a tuberculose antes do terremoto, a fim de retomar a sua terapia.

. Seleção ativa de sintomáticos (por exemplo, tosse, febre, suores> 3 semanas)10 e avaliação dos suspeitos deve ser iniciada se há suspeita de surto. Definições de interesse particular incluem acampamentos residenciais e de definições semelhantes se reúnem, e de cuidados de HIV.

. Consideração deve ser dada à identificação e avaliação dos contactos próximos também.

. Uma medida de controle importante seria fortalecer a capacidade laboratorial do PNLT, acrescentando cultura e métodos mais rápidos para identificar a tuberculose ea tuberculose resistente aos medicamentos.

Referências

1 World Health Organization. Perfil TB país: Haiti [online]. [citado 2010 8 de março]. Disponível em: http://apps.who.int/globalatlas/predefinedReports/TB/PDF_Files/hti.pdf.
2 Joseph P, Severo, Fernando S, Goh KS, Sola C, Haas DW, et al. A tuberculose multirresistente em um centro de testagem de HIV no Haiti. AIDS 2006; 20 (3) :415-8.
3 CDC. Dados inéditos.
4 Centers for Disease Control and Prevention. Targeted Tuberculin Testing and Treatment of Latent Tuberculosis Infection. MMWR 2000; 49 (RR06) :1-54. Disponível em: http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml%5Crr4906a1.htm
5 World Health Organization. Tratamento da tuberculose: diretrizes para os programas nacionais. 4 ed. Genebra: World Health Organization; 2010. WHO/HTM/TB/2009.420 No. publicação.
6 Mesa de Controle da Tuberculose. Políticas e clínicos. 3 ed. Nova York: New York City Department of Health; 1999: p. 55-7.
7 World Health Organization. Relataram estimativas de cobertura BCG [online]. New York City Department of Health and Mental Hygiene. [citado 2010 8 de março]. Disponível em: http://www.who.int/immunization_monitoring/en/globalsummary/timeseries/tscoveragebcg.htm
8 Centers for Disease Control and Prevention. A tuberculose multirresistente Hmong na reinstalação dos refugiados da Tailândia para os Estados Unidos, 2004-2005. MMWR 2005; 54 (30) :741-4. Disponível em: http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5430a1.htm.
9 World Health Organization. Política de instrução: ensaios de linha de sonda molecular para detecção rápida de pacientes com risco de tuberculose multirresistente. 27 de junho de 2008. Acessado em 16 de Março de 2010: http://www.who.int/tb/features_archive/policy_statement.pdf. Para os ensaios, como o INNO-® LiPA Rif.TB (Innogenetics) e do genótipo MTBDR ® (mais) (Hain LifeScience GmbH), a região de um gene associado com a resistência é amplificado por PCR e os produtos de PCR marcado para oligonucleotídeos hibridizados sondas imobilizadas em uma tira de nitrocelulose. As mutações são detectadas por falta de ligação a sondas de tipo selvagem ou ligando-se sondas específicas para comumente ocorrem mutações. Comparado aos testes baseados em cultura, o MTBR (mais) line probe assay exibe uma sensibilidade combinada de 0,98 e uma especificidade combinada de 0,99 para a detecção de resistência a rifampicina em isolados ou diretamente de espécimes clínicos.
10 Caim KP, McCarthy, KD, Heilig CM, et al. Um algoritmo para rastreio e diagnóstico da tuberculose em pessoas com HIV. N Engl J Med 2010; 362:707-16.

Anexo # 1:
Recomendações De Nova York, em Gestão de pacientes com tuberculoseWho Have Interrupção do tratamento:

Propostas em Situações Emergenciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva