Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

3 - Dengue / Dengue Hemorrágica: Haiti Pré-Breve decisão de Acção para a Saúde Pública

Principais recomendações

Dengue e seu mosquito vetor primário estão presentes no Haiti. Criadouros de mosquitos é favorecida pelo armazenamento de água para consumo e deterioração da infra-estrutura.

Proporcionar o acesso à água potável, cobrindo os recipientes de água, eliminando criadouros do mosquito, limpeza e ambientais de grande escala em zonas destruídas da cidade, tudo contribui para o controle efetivo de reprodução do mosquito. Água parada facilita a criação de outras espécies de mosquitos (por exemplo, Culex espécies, os vetores do vírus do Nilo Ocidental), bem como o mosquito vetor da dengue (Aedes aegypti), Assim, a eliminação adequada de tempestade e as águas residuais é importante.

Um maior número de casos de doença febril, com confirmação laboratorial de dengue deve desencadear uma acção de saúde pública.

Reforço das capacidades laboratoriais haitiano e laboratórios de referência envolvimento precoce são importantes para facilitar e permitir a confirmação laboratorial.

A vigorosa campanha de informação pública deve fornecer recomendações para eliminar criadouros do mosquito para evitar a transmissão da dengue na comunidade e dentro civil / militar de resgate e as tropas.

1. Qual foi a situação no Haiti antes de o sismo?

A dengue vectorof primarymosquito (Aedes aegypti) está presente no Haiti.1

A dengue foi confirmada no Haiti em 1964, mas não tenha sido nacionais de vigilância da dengue.

Um estudo de 1996 de 215 crianças em Port-au-Prince, mostrou que 85% haviam sido previamente infectadas com um ou dois sorotipos do vírus da dengue, a taxa anual de infecção neste grupo foi estimado em 30%.2Soroprevalência de anticorpos IgG de 68% foi relatado em algumas partes do Haiti, em 2004.3

Investigações anteriores estrangeiros durante as operações militares encontraram um número mínimo de casos sintomáticos ou comunidade internações, enquanto que casos graves foram relatados entre militares estrangeiras e estrangeiros, o pessoal civil no Haiti. Não está claro se esta diferença é devida a artefato de vigilância ou verdadeira diferença na suscetibilidade.

As taxas de ataque de soldados estrangeiros, incluindo os casos de febre hemorrágica do dengue (FHD) foram tão elevados quanto 10-15%. Transmissão interrompida após a pulverização aérea e do solo, e com o uso de larvicidas, repelentes de insetos, tais como N, N-dietil-meta-toluamida (DEET), e permetrina-vestuário impregnado.

Haiti membros do pessoal do laboratório de diagnóstico têm sido treinados para testes sorológicos (pelo CDC em 2008). No entanto, é limitada a capacidade de terapia intensiva e laboratório clínico, o que limita a capacidade de gerir eficazmente os casos graves.

Um plano de prevenção a dengue foi desenvolvido com a OPAS / OMS no ano passado, com a intenção de implementar em 2010.

2. Qual é a probabilidade de casos ou surtos desta doença em desenvolvimento no futuro próximo?

Todos os quatro sorotipos do vírus da dengue foram documentados nos últimos anos no Haiti, apenas um ou dois geralmente circulam em um dado momento.2,3,4,5 A infecção com qualquer um sorotipo confere imunidade vitalícia contra esse sorotipo único, e pode predispor a doença grave em infecções por sorotipos diferentes. Susceptibilidade à infecção substancial população continuará a existir e, assim, os surtos tendem a ocorrer.

A população é em grande parte sem proteção contra a picada de mosquito. Destruição de infra-estrutura estimula o armazenamento de água. Além disso, uma vez que a estação chuvosa começa (normalmente entre março e maio), cada edifício caído vai abrigar criadouros do mosquito. Nestas circunstâncias, provavelmente, sustentar a transmissão.

3. Deve ocorrer uma manifestação, como poderia ser detectado?

Equipes de vigilância deve coletar contagem diária caso de doença febril aguda em sítios sentinela e acampamentos, e entre os trabalhadores de resgate militares e civis.

A dengue deve ser considerada no diagnóstico diferencial de doença febril aguda. Pesquisa do vírus da dengue deve ser realizada na suspeita de casos de dengue grave (ou seja, dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue [DSS]) e para os pacientes envolvidos em surtos de doença febril aguda compatível com dengue. Porque eles podem ter maior acesso ao atendimento, equipes de resgate e as tropas estrangeiras podem fornecer a primeira indicação de um surto, se previamente infectados, podem estar em risco de dengue grave .* Febre, dor retro-orbital, dor articular e prurido são sintomas comuns da dengue. Dor ou sensibilidade abdominal, vômitos persistentes, alterações do estado mental, hipotensão, sinais hemorrágicos, evidência de aumento da permeabilidade vascular, com aumento do hematócrito e plaquetopenia são consistentes com dengue hemorrágica e / ou DSS.

As amostras de soro coletadas durante os primeiros cinco dias de sintomas são susceptíveis de permitir a detecção de vírus positivo. Imunoenzimático comercial (EIA) e do antígeno NS1-testes podem ser realizados no Laboratório Nacional de Saúde Pública (LNSP). As amostras de soro com NS1 positiva, e as amostras negativas de casos de dengue grave aparente, deve ser enviado para um laboratório de referência (por exemplo, o CDC de laboratório em San Juan) para testes com o altamente sensível, real-time polymerase chain reaction (RT-PCR) ou AIA, a fim de documentar sorotipos circulantes do vírus da dengue e para excluir outras infecções de flavivirus (por exemplo, West Nile). Se refrigeração é limitada, as amostras de soro podem ser transferidos para papel de filtro para o transporte. Outros laboratórios regionais também pode fornecer apoio (por exemplo, Instituto Evandro Chagas no Brasil ou no Instituto Pasteur, na Guiana Francesa).

4. Quais as opções para a ação de saúde pública deve ser considerada no caso de um surto?

Limpeza do ambiente e da Educação: A ação mais eficaz de prevenir a transmissão de dengue seria a limpeza do ambiente e da remoção do potencial mosquitocriadouros. As tentativas de aplicar inseticidas em larga escala baseado em medidas de controle de mosquitos (incluindo o larvicida) não pode ser muito eficaz por causa da destruição e reconstrução de casas, e do grande número de abrigos de vida temporários. Educação da população haitiana, bem como os trabalhadores humanitários estrangeiros e militares, sobre a transmissão do dengue e medidas de protecção individual é importante. O uso difundido de DEET-baseados repelente contra mosquitos e permetrina ao vestuário casaco ou tendas podem ajudar a prevenir a transmissão em áreas de focos suspeitos.

Gestão clínica: Resposta a uma doença grave será necessária uma gestão rápida e meticuloso de fluidos intravenosos; capacidade de monitorar os sinais vitais de hora em hora, a ingestão de líquidos / saída, e as medidas básicas de laboratório (incluindo hematócrito diferencial de células, glóbulos brancos e plaquetas) e capacidade de segurança para casos de transfusão com hemorragia maciça aguda.

Controle de vetores: Controle de vetores eficaz dependerá de dados epidemiológicos e de capacidade para identificar a área de transmissão ou de surtos. As actividades de controle pode ser necessário no local de destino. Por exemplo, os campos de pessoas deslocadas provavelmente terá vector único (e vírus da dengue) dinâmica populacional. Após a identificação dos criadouros do mosquito adulto, foco e controle do vetor das larvas deve ser conduzida com a mochila e / ou névoa usando pulverizadores inseticidas e equipamentos de proteção pessoal adequado.

Reservatórios de água devem ser cobertos, esvaziados de água, ou removidos. Os recipientes que não podem ser removidos devem ser tratados com um larvicida.

Referências

1 Lenhart A, Orelus N, Maskill R, Alexander S, T Streit, McCall PJ. 2008. Mosquiteiros tratados com inseticida para controle de vetores da dengue: evidências preliminares de um ensaio controlado no Haiti. Trop Med Int Health. 13 (1) :56-67.
2 Halstead SB, Streit TG, Lafontant JG, Putvatana R, Russell K, Sun W, Kanesa Thasan-N, Hayes CG, Watts DM. 2001. Haiti: ausência de febre hemorrágica da dengue apesar da transmissão do vírus da dengue hiperendêmica. Am J Trop Med Hyg. Setembro, 65 (3) :180-3.
3 Beatty ME, Hunsperger E, Longo E, Schürch J, Jain S, Colindres R, Lerebours G, Bernard YM, Dobbins JG, Brown M, Clark GG. 2007. Infecções mosquitoborne após o furacão Jeanne, Haiti, 2004. Emerg Infect Dis. 13 (2) :308-10.
4 Ventura AK, Ehrenkranz NJ. 1976. Endêmicas a infecção do vírus da dengue em Hispaniola. I. Haiti. J Infect Dis. 134 (5) :436-41.
5 Trofa AF, DeFraites RF, Smoak BL, Kanesa Thasan-N, King AD, Burrous JM, Macarthy PO, Rossi C, Hoke CH Jr. 1997. Dengue no pessoal E.U. militar no Haiti. JAMA. 277 (19) :1546-8.
* Um caso de dengue envolvendo um habitante da Flórida, que retornaram do Haiti em 23 de janeiro de 2010 com sintomas de dengue tem sido confirmado por laboratório. A paciente trabalhava para uma organização de caridade em Port-au-Prince e deu uma história de ter de dormir fora de sequência do sismo.
Apêndice A-Exemplo de Requisitos para a Vigilância da Dengue
Necessidades de pessoal:
51 - Técnicos de coletar amostras de soro e prepará-los para entrega Laboratório de Referência
TBD - Entregas para transportar amostras de soro dos locais de vigilância sentinela para o laboratório de referência (a ser determinada pela avaliação inicial)
51 - Record Revisores (gráficos de opiniões em sites de sentinela e preencher o formulário, enviar e-mail / fax)
10 - Dados dos coordenadores (faixa de informação dos hospitais, avaliar formas de completude / qualidade dos dados e transmitir para o Laboratório Nacional de Saúde Pública (LNSP) Ou, se necessário, no PR CDC / Atlanta da estação de trabalho no CDC PEPFAR em Port-au-Prince)
1 - Coordenador de Fiscalização (coordenadas de todos os esforços de vigilância, escreve relatórios, analisa dados, relatórios de tendências para o Ministério da Saúde (MS) e outras partes do CDC PEPFAR Escritório em Port-au-Prince).
Apêndice B-Exemplo de necessidades de pessoal do laboratório
Necessidades de pessoal para este laboratório incluem:
2 - O pessoal de apoio Sorologia
1 serologista - Lead
Apêndice C-Exemplo de Requisitos para a resposta entomológica
Necessidades de pessoal
100 - Campo Funcionários
10 - Entomologia Site Coordenadores (supervisionar equipe de campo, vigiar, organizar e liderar os esforços para eliminar os focos e reduzir os mosquitos adultos, atividades de registro e relatório de Port-au-Prince)
1 - Senior Entomologist (coordenadas de todos os esforços, escreve relatórios, analisa dados, relatórios de tendências de MS e outros parceiros-chave do escritório no CDC PEPFAR Escritório em Port-au-Prince)
Necessidades de abastecimento de Entomologia:
Aspiradores mecânicos com copos de recolha, baterias e carregadores
Panos Pyrethrum inseticida e coleta de
Aspiradores Tube, luzes piscam e copos coleção
Dippers larval, seringas bulbo do aperto, frascos para coleta e álcool
Xícaras Oviposition e papéis
Microscópios Dissection com luzes e as chaves para mosquitos vetores regionais
CDC Bottle kit ensaio de resistência
Inseticidas, e de equipamento de protecção individual

Propostas em Situações Emergenciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva