Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

Baixar Apostilas

Apostila - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia - Manual do Aluno

Já ouviram aquela historinha de que quando estamos procurando avidamente por alguma coisa até cansarmos e desistirmos e que depois de algum tempo, sem mais nem menos, essa coisa surge diante de nossos incrédulos olhos? Pois foi isso que aconteceu comigo e essa apostila que posto hoje pra vocês. Este é um dos materiais que mais me pediram desde que o blog entrou no ar. E eu nunca achei uma tão completa e atual como essa. Trata-se da apostila do curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ou sua sigla em inglês: ACLS). Fico muito feliz de poder compartilhá-la com vocês. Acrescentei um sumário na visualização do arquivo pra ficar mais prática a navegação entre os capítulos.
Formato: PDF
Número de páginas:
Tamanho: 2.73 MB
Download
Bons estudos a todos!

Aula - Drenos

Boa aula sobre drenos. Aborda os conceitos mais importantes no cuidado ao paciente com dreno bem como conceitos sobre sua manutenção. Inclui anotação de enfermagem. Formato: PDF Número de slides: 25
Tamanho: 124 KB
Download

Aula - Terapia e Cuidados com Cateteres Venosos

Desta vez o tema é sobre os cateteres venosos: periféricos ou centrais. Inclui diagnóstico de enfermagem e prescrição de enfermagem na manutenção dos cateteres.
Formato: PDF
Número de slides: 34
Tamanho: 232 KB
Download

Apostila - Enfermagem em Centro Cirúrgico

Formato: PDF
Número de páginas: 18
Tamanho: 407 KB
Download

Textos - Sondagem Vesical

Não sei se isso é normal, mas ainda tenho dúvidas em relação à sondagem vesical de demora (SVD). Alguém de vocês na sua prática clínica faz uso do desmame de cateter vesical? É uma técnica que tem o objetivo de "reeducar" o esfíncter uretral. Não achei evidências científicas desse procedimento e de sua eficácia.

Podem me ajudar? Outra coisa que tinha dúvida era a necessidade de antibioticoprofilaxia em pacientes com sonda vesical de demora. À procura de fontes que pudessem minimizar essas dúvidas, achei estes bons artigos sobre o tema, e quero compartilhar com vocês. Apenas a segunda dúvida eu tirei, mas a outra ainda me atormenta.

O primeiro arquivo é uma revista da disciplina de Urologia da Unifesp, a Sinopse de Urologia. Esta edição, de 2003, traz artigos muito bons. Entretanto o que eu buscava está no artigo de revisão sobre mitos e verdades sobre o seguimento de pacientes com SVD, pág 35.

E o outro texto que achei traça uma visão geral do procedimento e sua relação com infecção do trato utinário em pacientes crônicos.
Artigo de revisão - Verdades e mitos no seguimento de pacientes com cateteres vesicais de demora.
Formato: PDF
Número de páginas: 33
Tamanho: 1.20 MB
Download
Artigo de revisão - Sondagem Vesical Prolongada e Infecção do Trato Urinário em Instituições para Pacientes Crônicos
Formato: PDF
Número de páginas: 3
Tamanho: 28.2 KB
Download

Monografia - Ocorrências de Iatrogenia pela Enfermagem na UTI

Esta monografia aborda um assunto muito importante na Enfermagem, a iatrogenia. Trata-se de um estudo qualitativo que buscou descrever como o enfermeiro, através de sua assistência, faz para diminuir os índices das ocorrências iatrogênicas dentro Unidade de Terapia Intensiva. Formato: PDF
Número de páginas: 34
Tamanho: 2.49 MB
Download

Trabalho - AVC - Saúde do Idoso

Trabalho enviado pelo leitor Paulo Fernando Borges. Inclui o processo de enfermagem. Paulo justificou o fato de uma parte do texto estar em tópicos por ser uma apresentação em slides.
Formato: PDF
Número de slides: 16
Tamanho: 1.18 MB
Download

Palestra - Cobertura Antimicrobiana com PHMB: Um Novo Conceito para o Tratamento de Feridas

Esses slides mostram a ação do polihexametileno biguanida no tratamento de feridas.
Formato: PDF
Número de Slides: 32
Tamanho: 786 KB
Download

Curso de Atualização em Curativos – Hospital Regional de Taguatinga

A leitora Erika Pinheiro participou do Curso de Atualização da Equipe de Enfermagem em Curativos, do Hospital Regional de Taguatinga (DF) e resolveu colaborar com o blog enviando o material didático do curso.

O arquivo contém a apostila do curso, um artigo sobre enfermagem e prescrição de medicamentos, um capítulo sobre aspectos éticos no tratamento de feridas, um texto em tópicos sobre pé diabético, um texto sobre úlcera venosa e modelos de impressos para a enfermagem no tratamento de feridas.

Gostei muito desses materiais. Não gostei muito do desenho da capa, mas tudo bem...
Formato: PDF
Número de páginas: 69
Tamanho: 1.92 MB
Download

Trabalho - Edema Agudo de Pulmão

Este foi um trabalho feito pela leitora Erika Pinheiro, que trata sobre edema agudo de pulmão, apresentado na disciplina Enfermagem em Paciente Crítico. Inclui Etiologia, Fisiopatologia, Diagnósticos de Enfermagem Possíveis, Tratamento e Intervenção de Enfermagem.
Formato: PDF
Número de páginas: 12
Tamanho: 99.6 KB
Download

Apostila - Sepse e Choque Séptico

Apostila muito boa. Lembra muito a disciplina que tive em 2007, Enfermagem nas Clínicas. Formato: PDF
úmero de páginas: 26
Tamanho: 292 KB
Download

Protocolo Completo: Clínica Médica

Achei esse protocolo dos procedimentos de enfermagem em Clínica Médica bem interessante. Foi um dos melhores que já encontrei.O arquivo original estava meio bagunçado, e então resolvi dar uma ajeitadinha nele: diminuí o número de páginas (mas não o conteúdo), coloquei um sumário legível e uma capa.Esse eu recomendo a todos.
Formato: PDF
Número de páginas: 139
Tamanho: 965 KB
Download

Caderno de Enfermagem em Ortopedia - Curativos

Pra vocês, mais uma obra sobre o cuidado com feridas.Publicado em 2006, o livro é fruto da parceria do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia e esse volume traz informações básicas sobre tratamento de feridas.Muito boa leitura para revisão de alguns conceitos.Divirtam-se!
Formato: PDF
Número de páginas: 32
Tamanho: 4.36 MB
Download

Super Post: Infecção Hospitalar

Todos sabemos da importância da prevenção de infecção hospitalar em estabelecimentos de saúde. Que tal relembrarmos alguns conceitos sobre essa temática? Aproveitem! Entrevista – Limpeza, Desinfecção e Esterilização de Materiais de Uso Hospitalar.
Formato: PDF
Número de páginas: 5
Tamanho: 154 KB
Download
Artigo - Atuação da Equipe Multiprofissional com Pacientes em Precauções de Contato em UTI
Formato: PDF
Número de páginas: 5
Tamanho: 31.3 KB
Download
Artigo - Condição Microbiológica dos Leitos Hospita-lares Antes e Depois de sua Limpeza
Formato: PDF
Número de páginas: 8
Tamanho: 77.8 KB
Download Livro - Manual de Higienização de Estabelecimentos de Saúde e Gestão de seus Resíduos
Formato: PDF
Número de páginas: 43
Tamanho: 1.20 MB
Download
Informativo - Precauções Padrão
Formato: PDF
Número de páginas: 1
Tamanho: 335 KB
Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva