Principais recomendações
Assistência imediata às pessoas vivendo com HIV / AIDS
Clínicas Assegurar a integração das intervenções do HIV na resposta humanitária e de cuidados primários (principal e móveis e de extensão) para rapidamente atingir as populações deslocadas.
Restabelece-se o tratamento e serviços de apoio às pessoas que vivem com HIV / SIDA (PVHS) em restabelecida / novas comunidades.
Capacidade de diagnóstico e de vigilância
Monitorar o acesso a preservativos e outros serviços de prevenção e mercadorias entre os deslocados e outras populações vulneráveis.
Monitorar o uso dos serviços de HIV / AIDS em estabelecimentos de saúde em áreas afetadas, incluindo o uso por pessoas deslocadas internamente (PDI).
Avaliar a capacidade atual do laboratório, melhorar a saída de laboratório, e oferecer diagnóstico e monitorização dos serviços necessários para pacientes com HIV / AIDS.
Considerar os estudos de anti-retrovirais (resistência aos medicamentos ARV) em populações com substancial interrupção do tratamento ARV
Tratamento crítico e suprimentos
Garantir acesso aos anti-retrovirais para pacientes já em tratamento e aqueles recém-identificados.
Garantir o acesso ao HIV-serviços de prevenção, incluindo preservativos e profilaxia pós-exposição.
Assegurar o fornecimento adequado de material de segurança do sangue, incluindo testes, de modo a garantir um suprimento de sangue seguro e adequado.1
Prevenção
Assegurar o abastecimento adequado de injeção e práticas de segurança no âmbito do controle de infecção, especificamente gestão adequada dos resíduos de saúde (HCWM).1
Apoiar o Ministère de la Santé Publique et de la Population (MSPP) para restabelecer o serviço nacional de sangue, a condução de campanhas nos serviços móveis para coletar sangue de doadores de baixo risco.
Garantir a acessibilidade dos serviços de prevenção crítica às populações de recém-deslocados, incluindo preservativos, aconselhamento e testagem do HIV, a prevenção da transmissão de mãe para profilaxia da transmissão vertical (PTV), pós-exposição, o tratamento de DST e HIV / DST mensagens de prevenção.
Manter a segurança em todas as áreas afetadas para minimizar a violência (incluindo violência e exploração sexual).
Informações de Suporte
1. Qual foi a situação no Haiti antes de o sismo?
Prevalência: Haiti tem a maior taxa de prevalência do HIV no hemisfério (2,2%)2 , Mais de 120.000 pessoas são estimadas para ser vivendo com HIV / AIDS (UNAIDS) no Haiti.2 Cerca de 31.132 estavam recebendo tratamento anti-retroviral no final de setembro de 2009.3 (havia um total de 48 estações de tratamento fornecer tratamento ARV no país, 36 sites PEFPAR e 17 do Fundo Global Sites (GFS). vigilância sentinela de HIV realizados em mulheres grávidas em 2006 / 7 a 17 sites encontraram uma prevalência média de 4,4% (variação de 0,8-11,8%, 5,9% urbano, 2,7% rurais).4 A relatou quatro (4) crianças infectadas pelo HIV nascem a cada dia, entre o HIV 8.000 mulheres infectadas que ficam grávidas a cada ano. Taxas de infecção são mais elevados em profissionais do sexo (CSW) e homens que têm sexo com outros homens (HSH) (~ 5%). VIH é altamente estigmatizado no Haiti.
Fiscalização e Diagnóstico Capacidade: Um eletrônico ativo HIV / AIDS sistema de comunicação, no lugar antes do terramoto, é atualmente a espinha dorsal da vigilância da saúde pública no Haiti. The National Public Health Laboratory (LNSP) suportada pelo HIV diagnóstico e diagnóstico precoce infantil no país. Capacidade de diagnóstico do HIV era geralmente disponíveis em todos os 131 Emergência do Presidente para o Plano de SIDA (PEPFAR) serviços locais, mas pode ser limitado devido a restrições impostas por um aumento do número de pacientes que necessitam de cuidados pós-terremoto. Algoritmos de análise existentes para diagnóstico de HIV podem ser usados sem modificação; todos os 131 sites de serviços PEPFAR continuaram operando e oferecendo serviços, apesar do terremoto. Teste de CD4 está disponível em mais 36 locais de tratamento PEPFAR.
Fornecimento de sangue e injeção de Segurança: O Programa Nacional de Securité Transfusionnelle (PNST) foi responsável pela coleta, processamento e distribuição de sangue, com o apoio do PEPFAR. No EF09, 21.233 unidades foram recolhidos, dos quais 18.943 foram distribuídos, em última análise, 62,8% das doações eram de voluntários e 37,15% de substituição da família. A infecção transmissível por transfusão (TTI) taxas entre os doadores de que havia sido inicialmente selecionados através de um questionário auto-exclusão foram: HIV 1,33%, 4,16% de HBV, HCV 0,47%, 3,67% de sífilis e HTLV 0,78%, para uma taxa combinada de 9,08%. Esforços de segurança da injecção foram limitados em termos de quantidade e distribuição de equipamentos de injeção de segurança e suprimentos e HCWM.
Anti-retrovirais (ARV) Distribuição: Antes do terremoto e que, ARV aquisição e distribuição através de Supply Chain Management Services (SCMS) tem vindo a trabalhar efetivamente no Haiti. O programa PEPFAR tem estado a distribuir anti-retrovirais para ambos PEPFAR e GF.5 Todos os parceiros do PEPFAR atuais estão relatando que eles estão funcionando e prestando serviços a mais de 90% dos seus clientes, mas eles estão fazendo isso em circunstâncias tensas (por exemplo, as barracas, equipes móveis).
Fornecimento e distribuição de preservativos: PEPFAR aquisição de preservativos e distribuição é executado através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Em 2009, 21,4 milhões de preservativos foram ordenados, com um adicional de 8 milhões ordenados através da USAID programas de marketing social (destes, 338.000 foram de preservativos femininos). Em 2010, 24 milhões de preservativos foram encomendadas, com um adicional de 4,9 milhões ordenados através da USAID programas de marketing social (186.000 destes são do sexo feminino preservativos). Os preservativos estão sendo distribuídos para a população através de clínicas móveis.6
PTV: Cerca de metade de todas as mulheres grávidas são testados para o HIV através do PEPFAR (cerca de 4.000 mulheres por ano). De todos os infectados pelo HIV gestantes, cerca de 40-50% recebe um curso completo de ARV para PTV. Teste de PCR das crianças só começou em 2009 e, em cerca de 800 recém-nascidos testados, 8,5% foram positivas. Desde o terremoto houve muitas oportunidades perdidas de PTV, mas, nas últimas semanas, as coisas estão começando a voltar aos níveis pré-terremoto.
2. Qual é a probabilidade de casos ou surtos desta doença em desenvolvimento no futuro próximo?
Com a interrupção do tratamento do HIV para os doentes na área afetada, devido à perda de medicamentos e / ou falta de acesso aos cuidados e serviços de tratamento, pode haver uma maior probabilidade de transmissão do HIV devido à maior carga viral em pacientes e deslocamento de populações. Os pacientes estão migrando para outras áreas urbanas e rurais, colocando uma pressão sobre o HIV / SIDA lá. Um grande aumento na prevalência, porém, é pouco provável.
3. Deve ocorrer uma manifestação, como isso seria detectado?
No vigilância ativa para o HIV / SIDA é necessário durante esse período pós-terremoto, mas a seleção do sangue e dos produtos e análise contínua de mulheres grávidas, para determinar a elegibilidade para o tratamento PTV deve continuar; Aconselhamento e Testagem Voluntária (ATV) deve ser oferecida sempre IDP estão localizados. Continuação pesquisas-sentinela para HIV em mulheres grávidas e outras populações em maior risco deve ser feito, quando viável.
4. Que opções para a ação de saúde pública devem ser consideradas para evitar a transmissão do HIV?
Serviços de restauração rápida do HIV / SIDA e os cuidados e tratamento (fornecimento de preservativos, teste voluntário de HIV e aconselhamento de indivíduos e casais, inclusive HCWM injeção de segurança, abastecimento de sangue seguro e adequado, a profilaxia pós-exposição (PEP), os serviços de PTV, o diagnóstico infantil precoce, e o fornecimento contínuo de medicamentos para o cuidado e tratamento) devem ser implementadas, inclusive em áreas em que o HIV / SIDA paciente pode ter migrado.7 Os preservativos devem ser amplamente distribuído em diversos locais - as clínicas e centros de saúde, e bares, prostíbulos, centros comunitários e outras configurações onde as pessoas podem encontrar parceiros sexuais. Especial atenção deve ser dada às populações migrantes e pessoas deslocadas em áreas urbanas, rurais e de fronteira, onde os aumentos para a população pré-terremoto podem forçar os recursos da comunidade e de segurança.
Manter a segurança em todas as áreas afetadas para minimizar a violência (incluindo a violência sexual e exploração) a incidência do estupro é relatada a ter aumentado em campos de deslocados, segundo a imprensa. Atualmente, PEPFAR fornece PEP para vítimas de violência sexual em todos os locais de tratamento ARV em todo o país. Para além de anti-retrovirais, o kit também contém PEP manhã, depois de contracepção. O tratamento para infecções sexualmente transmissíveis e de apoio psicossocial também devem ser disponibilizadas.
Suporte re-construção da resposta ao HIV como o meio-de-planos de longo prazo para o país são desenvolvidas. A disponibilidade de prevenção do HIV / SIDA e os serviços de tratamento tem sido substancialmente afetados pelo terremoto. Capacidade pública de saúde para prevenção do HIV / AIDS eo tratamento deve ser restaurado e desenvolvido em conjunto com outras prioridades de saúde pública para melhorar o sistema de saúde pública. Aumento da parceria e colaboração no âmbito da ONU e com os principais parceiros financeiros (por exemplo, PEPFAR, Fundo Global) é essencial.
5. Quais as opções para a ação de saúde pública deve ser considerada para apoiar as pessoas infectadas com o HIV?
Cuidados de saúde e serviços de saneamento devem ser prestados à população afectada, logo que possível. Durante períodos de estresse agudo ou crônico, como os desastres naturais início rápido, capacidade de uma pessoa para resistir a choques, estresse, e diminui o trauma. Uma vez que indivíduos infectados pelo HIV estão em risco aumentado para outras infecções (por exemplo, tuberculose, pneumonia adquirida na comunidade, a doença diarréica), saúde e serviços de saneamento são essential.8 PEPFAR Todos os parceiros atuais são relatórios estão funcionando e prestando serviços para mais de 90% dos seus clientes, mas eles estão fazendo isso em circunstâncias tensas (por exemplo, as barracas, equipes móveis). Muitos também estão sendo convidados a prestar cuidados médicos em geral a pessoas deslocadas que vivem em / perto de suas instalações.
Endereço potencial de resistência a drogas anti-retrovirais. Anterior ao terremoto, pouco se sabe sobre o nível de resistência entre as PVHS colocado no tratamento. Atualmente, não há qualquer teste de resistência no Haiti. Apenas 3% das PVHS ter sido ligado a esquemas de segunda linha baseada em caso de falha clínica. Por causa da interrupção na continuidade da ART em pacientes afetados e do potencial para o desenvolvimento de resistência às drogas anti-retrovirais, deve ser dada ao levantamento da prevalência da resistência em pacientes com interrupção prolongada na terapia.
Referências
1 Orientações para tratar o HIV em situações humanitárias http://www.aidsandemergencies.org/
2 http://data.unaids.org/pub/Report/2009/JC1700_Epi_Update_2009_en.pdf
3 Boletim semestriel, Programa Nacional de la Lutte contre les ITS, HIV, ASDI, Ministère de la Santé Publique et de la Population, Décembre, 2009.
4 Ministère de la Santé Publique et de la Population, Haïtien Institut de l'Enfance, Centros GHESKIO, Centers for Disease Control and Prevention, Etude de vigilância serológica méthode par sentinelle de la prevalência du VIH, de la sífilis, de l'Hepatite B et de l'hepatite C et chez les femmes enceintes en Haïti 2006/2007.
5 http://www.theglobalfund.org/content/pressreleases/pr_100126.pdf
6 http://oneresponse.info/Disasters/Haiti/publicdocuments/HAITI_HEALTH_CLUSTER_BULLETIN_12_FEV_2010.pdf
7 Spiegel PB, Bennedsen AR, Claass J, Bruns L, Patterson N, Yiweza D, Schilperoord M. Prevalência de infecção pelo HIV no afectados por conflitos e das pessoas deslocadas em sete países sub-Saara Africano: uma revisão sistemática. Lancet. 2007 30 de junho, 369 (9580) :2187-95. http://www.unhcr.org/469dd53e2.pdf
Propostas em Situações Emergenciais
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