Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

4 - Difteria: Haiti Pré-Breve decisão de Acção para a Saúde Pública

Principais recomendações

Prevenção

Apoio à aplicação de um plano pós-catástrofe de vacinação para aumentar a imunidade da população, incluindo:

A vacinação de crianças de 6 semanas-8 meses com vacinas contra difteria, tétano e coqueluche (DTP);

A vacinação de crianças de 9 meses-6 anos (provavelmente em conjunto com DTP e sarampo, rubéola (MR) e fornecimento de vitamina A);

A vacinação de crianças ≥ 7 anos, adolescentes e adultos com tétano e difteria (Td);

Primeira vacinação em assentamentos temporários e, em seguida, outras áreas afetadas quando a situação se estabilizou.

Conduta de proximidade às instalações de clínicas para atualizar as orientações de gestão para contactos próximos de casos de difteria:

Vacinar com a idade, a vacina contra difteria adequada se não for up-to-date com vacinação;
Fornecer quimioprofilaxia para fechar os contatos de casos de difteria, com um curso de 10 dias da eritromicina ou uma única injeção de penicilina benzatina1.

Faça a antitoxina diftérica (DAT) disponíveis no Haiti para o tratamento da doença.
Fiscalização

Promover a vigilância clínica entre profissionais de saúde para os sintomas e sinais típicos da doença.

Garantir a capacidade laboratorial para confirmar os casos e surtos com swabs da garganta para cultura, com meios seletivos no Laboratório Nacional de Saúde Pública (LNSP).

Utilizar, quando necessário, suporte e testes de referência do CDC Diphtheria Laboratory.

Tratamento crítico e suprimentos

DAT

DTP, DTP, DT e vacina Td (ver nota)

Eritromicina e injecções de penicilina G benzatina

Telurite meios seletivos para diagnóstico laboratorial

Informações de Suporte

1. Qual foi a situação no Haiti antes de o sismo?

O Haiti é um dos poucos países onde OPAS restantes difteria é endémica. Durante os últimos 5 anos anual de casos de difteria notificados variou 10-260; aproximadamente 80% dos casos ocorreram entre crianças menores de 10 anos. Os casos relatados são provavelmente uma subestimação do ónus da difteria no Haiti antes de o sismo, dada a evidência de circulação no Haiti e na República Dominicana, um sistema de vigilância fraco, e tradicionalmente baixa cobertura DTP3.

Difteria casos são esporádicos e normalmente são relatados em todo o país, mas surtos têm ocorrido anualmente a partir de 2004-2007 e em 2009. Em 2009, o CDC testadas 25 amostras de casos suspeitos de difteria em 5 dos 10 departamentos do Haiti, dos quais 50% foram positivas para Corynebacterium diphtheriae ou pela cultura ou PCR. A taxa de letalidade para o caso de pacientes cujas amostras foram enviadas ao CDC foi de 32%.

Cobertura DTP3 estimado no Haiti tem sido cerca de 50% na última década, e foi menor na década de 1990 e 1980.

2. Qual é a probabilidade de casos ou surtos desta doença em desenvolvimento no futuro próximo?

Devido ao caráter endêmico da difteria no Haiti, as taxas de vacinação de baixo, e sobrelotação, o risco de surtos de difteria é alta. Historicamente, têm ocorrido surtos de difteria em ambientes de pessoas deslocadas, incluindo campos de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.2 Depois do terramoto no Paquistão em 2005, houve relatos de 6 mortes difteria e vários agregados de difteria suspeitos, mas não se sabe se estes casos foram confirmados.3

3. Deve ocorrer uma manifestação, como isso seria detectado?

Difteria respiratória é reconhecida clinicamente como uma infecção do trato respiratório superior, com febre baixa, dor de garganta, dificuldade para engolir, e uma membrana aderente ( 'pseudomembrana') da amígdala (s), faringe e / ou do nariz. Casos graves podem apresentar inchaço grave da garganta (pescoço de touro), obstrução das vias aéreas, miocardite e neuropatias periféricas. Difteria deve ser considerada no diagnóstico diferencial das pessoas que apresentam estes sintomas, e um surto deve ser suspeitado se houver um aumento no número de casos de faringite membranosa.

A confirmação laboratorial é importante para a confirmação de casos e surtos. Antes (e desde) que o terremoto, a capacidade para a cultura de C. diphtheriae limitou-se a Nacional do Haiti Saúde Pública Laboratório de Referência (NPHRL). Throat swabs para a cultura deveriam idealmente ser obtido sob a pseudomembrana, ou uma parte da pseudomembrana em si pode ser apresentado como um modelo. Espécimes coletados também podem ser colocados em embalagens de sílica gel ou qualquer outro meio de transporte ou contentor estéril e transportado para um laboratório de referência para a cultura. Médio Telurite especial é necessário para o crescimento e isolamento. Se necessário, Difteria CDC laboratório podem ajudar NPHRL do Haiti em testes de amostras de casos suspeitos de difteria por cultura e PCR.
4. Quais as opções para a ação de saúde pública deve ser considerada no caso de um surto?
DAT deve ser disponibilizado no Haiti para o tratamento de casos de difteria. DAT está disponível para compra no Brasil, Croácia e Índia. O tratamento com DAT deve ser iniciado com base na suspeita clínica e não deve aguardar resultados de testes laboratoriais. Atraso na administração DAT está associada com aumento da freqüência de complicações potencialmente fatais e um caso de aumento da taxa de letalidade.

Casos devem ser tratados com um curso de 14 dias da eritromicina ou penicilina4.

Quimioprofilaxia dos contatos próximos devem ser administrados com um curso de 10 dias da eritromicina ou uma única injeção de penicilina benzatina para evitar casos secundários. O contato próximo é definida pela probabilidade de contato direto com grandes gotículas respiratórias (por exemplo, membros do agregado familiar, os participantes centro de acolhimento de crianças, ou as pessoas em contato direto com secreções respiratórias ou orais).
Idade da vacina contra difteria adequada (DTP, DTPa, DT, Td), em conjunto com a quimioprofilaxia, deve ser administrado a não vacinadas ou inadequadamente vacinados contatos próximos dos casos.

Campanhas de vacinação, aumento DTP / DTPa / DT cobertura / Td devem ser realizados em comunidades com transmissão da difteria sustentado para aumentar a imunidade da população contra a difteria.

Aumentar a série primária de vacinação DTP / TD cobertura / Td entre crianças menores de 10 anos em todo o Haiti era necessária antes do terramoto de janeiro e continuará a ser a principal estratégia para evitar casos de difteria.

Nota de rodapé:

DTP, DTP (difteria, tétano, coqueluche) e DT (difteria-), para uso em crianças menores de 7 anos
Td tétano (-difteria, para pessoas com idade entre 7 anos e mais)
Referências

1 AAP Red Book, 2009 Relatório do Comitê de Doenças Infecciosas.
2 Galazka, A. The Changing Epidemiology of difteria na Era da Vacina. Journal of Infectious Diseases. 2000; 181: S2-S9.

3 http://www.humanitarianinfo.org/hic-pakistan/documents/PAK-EQ-Sitrep-No21-07Nov.pdf
4 http://www.hpa.org.uk/cdph/issues/CDPHvol2/no4/guidelines.pdf

Propostas em Situações Emergenciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva