Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

6 - Leptospirose: Haiti Pré-Breve decisão de Acção para a Saúde Pública

Principais recomendações

Capacidade de diagnóstico e de vigilância:

Conduta de divulgação para incentivar os prestadores de cuidados de saúde a considerar a leptospirose no diagnóstico diferencial de doenças agudas febris e para realizar investigação laboratorial de leptospirose e outras causas potenciais.

Aumentar a disponibilidade do teste de diagnóstico rápido (RDT) kits para diagnóstico inicial e acesso às instalações do laboratório com capacidade para realizar esses testes. Um teste negativo não exclui o diagnóstico e, portanto, repetir o exame de casos altamente suspeitos devem ser considerados.

Manter vigilância para doença febril aguda em unidades de saúde, relatórios de acompanhamento, e assegurar que medidas de controle são implementados em uma área afetada.

Prevenção:

Informar aos moradores minimizar o contato com as águas superficiais tais como lagos e córregos que podem ser potencialmente contaminada com urina de animais.

Mover campos para fora de água parada sempre que necessário.

Se trabalhar em águas potencialmente contaminadas, utilize equipamentos de proteção individual (EPI), Como roupas, botas, sapatos e luvas.

Estabelecer programa de controle de roedores e descarte de lixo de forma adequada.
Ter água disponível que esteja livre de contaminação ambiental com a urina dos animais.
No caso de uma grande manifestação, o Ministério da Saúde haitiano poderia considerar uma profilaxia em massa de doxiciclina administrada semanal para populações em risco.

1. Qual foi a situação no Haiti antes de o sismo?

A leptospirose é conhecido por ser endêmica em toda a Bacia do Caribe e da América Central e é uma condição reportable no Haiti. Fatores associados à endemicidade leptospirose incluem clima tropical, as águas estagnadas, baixos níveis de saneamento, as inundações, e proximidade de potenciais reservatórios de mamíferos populações humanas. O Sistema de Informação Sanitária do haitiano relatado entre 6.500 e 11.000 casos de síndrome febril ictérica (Síndrome Icterique febril, ou SIF) por ano entre 2005 e 2008. Mais de 12.700 casos de SIF foram notificados entre janeiro e junho de 2009. Um estudo haitiano do início da década de 1960 relatou que 30% das infecções identificadas foram leptospirose ictérica (Laroche 1965).

Uma vez que uma grande proporção de pacientes com leptospirose não são testadas ou relatadas, a vigilância no Haiti tende a subestimar a prevalência da doença. Um relatório anterior sobre um inquérito sorológico de leptospirose baseados em testes de aglutinação contra o antígeno ao vivo (título de corte de 1:100) indicou que 64,9% de transição imigrantes haitianos em Cuba tinham anticorpos para leptospirose (Pupo et al, 1983). Informação sobre surtos no Haiti não tenha sido publicado. Não houve surtos detectados após os furacões em 2005 ou 2008.
Leptospirose infecção ocorre através do contato das mucosas e da pele com urina ou tecidos de animais infectados ou de água doce contaminada com urina de animais infectados. Transmissão de pessoa para pessoa da leptospirose é extremamente rara. O maior número de casos ocorre durante a estação chuvosa e é freqüentemente associada com inundações; registaram-se também notar a ocorrer após os furacões no Caribe. Porque a leptospirose tem sintomas não específicos, pode ser fatal, eo resultado pode ser melhorado com a terapia de comandos, é importante incluir a leptospirose no diagnóstico diferencial de doenças agudas febris.

2. Qual é a probabilidade de casos ou surtos desta doença em desenvolvimento no futuro próximo?

Casos de leptospirose ocorridos depois do terremoto de 2010 e Haiti são casos mais provável de ocorrer dado o aumento da presença de fatores de risco que podem predispor a população para uma manifestação. A temporada de chuvas e eventos meteorológicos potencialmente grave capaz de causar inundações têm o potencial de resultar em casos adicionais e possivelmente grandes surtos, como ocorreu na sequência de inundações em Porto Rico (Sanders, 1996), Havaí (Gaynor et al., 2007) e Laos (Kawaguchi et al, 2008), e depois de um terremoto no Japão (Aoki et al, 2001).

Existem poucos relatos de leptospirose com outras co-morbidades, como infecção pelo HIV ou hepatite viral, mas sem generalizações podem ser feitas devido à escassez de dados.

3. Deve ocorrer uma manifestação, como isso seria detectado?

O Cluster da Saúde estabeleceu vigilância sentinela de sinais clínicos de leptospirose em todo o Haiti, com cobertura adicional para Port-au-Prince. Um surto seria sugerido por um aumento no número de casos de doença febril aguda com cefaléia intensa, mialgia, erupção cutânea e / ou derrame conjuntival; a doença às vezes é bifásica com uma fase potencialmente complicada segunda caracterizada por icterícia, disfunção renal, pulmonar disfunção e / ou manifestações hemorrágicas. Às vezes, a última manifestação de doença grave pode ocorrer precocemente durante o curso da doença. Os diagnósticos diferenciais são amplas e incluem a malária, dengue, febre tifóide, tifo, doença meningocócica, hepatite viral e influenza.

Para o diagnóstico inicial com RDTs, testar o Rapid Dot ELISA (GenBio) podem ser realizados em unidades de saúde locais. O teste detecta a resposta de anticorpos IgM em pacientes agudamente doentes 4-7 dias após o início dos sintomas. É relativamente simples de executar, e profissionais de saúde ou clínicas de laboratório técnico de pessoal deve ser capaz de realizar este teste. No entanto, o teste não exige aquecimento a 50oC e, portanto, um bloco de aquecimento ou banho de água eo fornecimento de energia elétrica para o laboratório são necessários. Um único resultado positivo suporta classificar casos suspeitos de leptospirose como provável e seria considerada adequada para iniciar o tratamento e os inquéritos de saúde pública para identificar casos adicionais. Se o abastecimento destes kits são limitados, o tratamento pode ser iniciado com base na apresentação clínica. Um subconjunto de amostras positivas ELISA pode ser confirmado pelo teste de micro-aglutinação (MAT) com um laboratório de referência.

Confirmação laboratorial definitivo de leptospirose por uma cultura e isolamento de Leptospira spp. de espécimes clínicos, ou a detecção de quatro vezes a mudança no título em amostras de soro pareadas pelo teste de aglutinação de micro-(MAT), requer o apoio de diagnóstico laboratorial para além da capacidade atual do Haiti. O teste confirmatório deverá ter lugar em laboratórios de referência, tais como o CDC, em Atlanta ou de Epidemiologia do Caribe (CAREC), da Organização Panamericana de Saúde / Organização Mundial da Saúde.

Suprimentos de RDT Rapid Elisa IgM Dot kits para testes laboratoriais iniciais devem ser mantidas no Haiti para permitir a detecção rápida de casos e surtos.

4. Quais as opções para a ação de saúde pública deve ser considerada no caso de um surto?

As opções de tratamento para pacientes com sinais / sintomas da leptospirose incluem doxiciclina, ampicilina, amoxicilina e para casos leves, moderados ou graves casos vai exigir terapia antimicrobiana intravenosa com penicilina, ceftriaxona e ampicilina (Red Book, CCHM). Para moderada ou gravemente doentes com doença compatível, o tratamento antibiótico precoce deve ser fortemente considerada independentemente do teste de disponibilidade ou resultados.
Medidas para controlar um surto de leptospirose incluem o reforço de vigilância da doença febril aguda para detectar casos iniciais, e profilaxia de massa dirigidos para áreas com elevado número de casos. Massa profilaxia deve consistir de uma única dose de 200 mg de doxiciclina a todas as pessoas com mais de 8 anos, excluindo gestantes, administrada uma vez por semana, enquanto que em um ambiente de alto risco. Este regime de profilaxia foi demonstrado para ter 95% de eficácia de prevenção contra a infecção, quando testado em uma população de áreas não-endêmicas entrando em uma área de risco para a leptospirose (Takafuji, 1984), e foi encontrado para ter um efeito protetor significativo contra a doença clínica, quando estudou em uma população em uma área endêmica (Sehgal, 2000). Duração da profilaxia deve ser decidido pelas autoridades de saúde locais, em consulta com peritos técnicos. Nenhuma recomendação de profilaxia foram desenvolvidas para as mulheres grávidas e crianças menores de 8 anos de idade; aconselhamos acompanhamento e tratamento precoce com penicilina para aqueles com doença compatível se houver provas da leptospirose.

Equipamento de proteção individual (EPI), incluindo botas e luvas, devem ser usadas e as medidas tomadas para evitar a exposição a fontes de água de superfície que pode estar contaminada com urina de animais, tais como lagos, córregos e água em ambientes agrícolas. Local organizações não-governamentais podem ser utilizados para distribuir EPI.

Campanhas de saúde pública deve ser conduzida para educar o público sobre as vias de transmissão, sinais e sintomas clínicos da infecção, os métodos de controle e prevenção da doença, eo uso adequado de EPI.

Ter acesso à água clorada serve como medida de controle mais eficaz até o momento para doença bacteriana aquática no Haiti, reduzindo exposição relacionada com a coleção de fontes de água contaminada. Ponto-de-uso da água de tratamento e armazenamento de água potável tem sido utilizado com sucesso no Haiti por mais de 15 anos para reduzir a incidência de doenças bacterianas transmitidas pela água. No entanto, esta abordagem não tem sido amplamente implementado, nem está a ser implementado nos assentamentos de deslocados internos.

Exclusão de roedores e outros pequenos mamíferos de domicílios irá diminuir o risco de contacto com a urina infectada. Melhores condições sanitárias e de higiene reduzirá o risco da leptospirose, assim como outras infecções de origem alimentar e hídrica.

Medidas adicionais, como uma avaliação do potencial de reservatórios animais para determinar a fonte mais provável de um surto, pode ser realizada se a capacidade laboratorial adequada está disponível para a cultura de isolamento e teste MAT. Investigação de sorovares de leptospirose ou sorotipos presentes nos reservatórios animais e determinação de sua distribuição geográfica pode ser útil para o desenvolvimento do controle a longo prazo e programas de prevenção. As vacinas estão disponíveis para várias espécies animais, incluindo animais e caninos.

Considerações futuras podem incluir a combinação de vacinação animal contra a leptospirose que as campanhas de vacinação, tais como a raiva.

Referências

1 Sistema de Informação Sanitária do haitiano. 2009.
2 Guerra, Marta. Leptospirose. JAVMA. 2009; 234 (4) :472-478.
3 Laroche, Victor. La leptospirose en Haiti. Bol Oficina Sanit Panam,1965; 59 (5) :414-422.
4 Pupo, L. et al. Leptospirose: Informe serologico sobre la población haitiana de transito en Cuba. Rev Cubana Med Trop. 1983; 35 (1) :112-118.
5 Aoki, T. et al. Um caso de leptospirose, provavelmente causado pela ingestão de água contaminada bem depois de um terremoto. Jpn. J. Infect Dis. 2001; 54:243-244.
6 World Health Organization. 2003; leptospirose humana: a orientação para o diagnóstico, vigilância e controle. http://whqlibdoc.who.int/hq/2003/WHO_CDS_CSR_EPH_2002.23.pdf
7 Red Book Online: http://aapredbook.aappublications.org/
8 Controlo das Doenças Transmissíveis Manual - Ed 19. (2008). David Heymann, ed. Washington, DC: APHA.
9 Sanders EJ, Rigau-Pérez JG, Smits HL, et al. Aumento de leptospirose em pacientes com dengue negativas após um furacão em Porto Rico, em 1996. Am J Trop Med Hyg. 1999; 61 (3) :399-404.
10 Kawaguchi L, Sengkeopraseuth B, TSUYUOKA R, et al. Soroprevalência de leptospirose e análise de fatores de risco em áreas propensas ás áreas rurais no Laos. Am J Trop Med Hyg. 2008; 78 (6) :957-961.
10 Gaynor K, Katz AR, Park SY, et al. . Leptospirose em Oahu: um surto associado a inundação de um campus universitário. Am. J. Trop. Med. Hyg. 2007; 76 (5) :882-885.
12 Sehgal SC, Sugunan AP, Murhekar MV, Sharma S, Vijayachari P. ensaio clínico randomizado de profilaxia contra a leptospirose doxiciclina em uma área endêmica. Int J Antimicrob Agents. 2000 Feb; 13 (4) :249-55.
13 Takafuji ET, Kirkpatrick JW, Miller RN et al. Um ensaio de eficácia da profilaxia com doxiciclina contra a leptospirose. NEJM. 1984; 310:497-500.

Propostas em Situações Emergenciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva