Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

Baixar Livros Saúde Pública

Livro – Caderno de Atenção Básica nº 24

Mais um Caderno de Atenção Básica, e o tema desse é Saúde na Escola.
Formato: PDF
Número de páginas: 100
Tamanho: 1.56 MB
Download

Guia de Vigilância Epidemiológica - 7ª Edição - 2009 - MS

Essa é a edição mais atual do famoso Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, uma poderosa ferramenta a todos os profissionais que atuam nos serviços de saúde e que deveria ser adotado por todos. Essa edição é um reflexo da dinâmica do perfil epidemiológico das doenças e do avanço do conhecimento científico que exigiram constantes atualizações das normas e procedimentos técnicos de Vigilância Epidemiológica.

novidade desta edição é a sua organização em cadernos, que agrupam dois ou mais capítulos. Para facilitar o manuseio ao navegar pelo arquivo em busca de alguma doença/patologia, criei os marcadores correspondentes aos cadernos e as doenças. É um diferencial até mesmo em relação ao arquivo disponibilizado no site do Ministério da Saúde. Aproveitem! Um dos destaques é o novo tratamento da tuberculose. Bons estudos!
Formato: PDF
Número de páginas: 813
Tamanho: 9.70 MB
Download

Coleção Pactos pela Saúde 2006 - MS

O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais pactuado entre as três esferas de gestão (União, estados e municípios) do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão. Sua implementação se dá por meio da adesão de municípios, estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG), que, renovado anualmente, substitui os anteriores processos de habilitação e estabelece metas e compromissos para cada ente da federação.

As transferências dos recursos também foram modificadas, passando a ser divididas em seis grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Investimentos em Saúde).

(Fonte: Ministério da Saúde)

Foram elaborados em 2006 e servem de referência para aqueles querem entender um pouco mais o sistema de transferência de recursos da saúde, responsabilidades de cada esfera de governo, e muitas outras informações sobre o SUS.

Clique nos nomes para baixar:
Volume 1 - Pactos pela Vida, Em Defesa do SUS e de Gestão - Diretrizes Operacionais
Volume 2 - Pactos pela Vida e de Gestão – Regulamento
Volume 3 - Regionalização Solidária e Cooperativa
Volume 4 - Política Nacional de Atenção Básica
Volume 5 - Diretrizes para a Programação Pactuada e Integrada da Assistência à Saúde
Volume 6 - Diretrizes para a Implantação de Complexos Reguladores
Volume 7 - Política Nacional de Promoção da Saúde
Volume 8 - Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não-transmissíveis
Volume 9 - Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
Volume 10 - Colegiado de Gestão Regional na Região de Saúde Intraestadual - orientações para organização e funcionamento

SUS e PSF para Enfermagem: Práticas para o Cuidado em Saúde Coletiva

Ótimo livro de saúde pública. Infelizmente, nesse arquivo só consta a parte inicial (apresentação, etc) e o capítulo ¨PSF: A Família como Sujeito de Intervenção". Tenho esse livro impresso. É ótimo e recomendo a todos, se puderem comprar.
Formato: PDF
Número de páginas: 50
Tamanho: 164 KB
Download

Livro – Caminhos da Saúde Pública no Brasil

Este livro propõe-se a desenhar um quadro evolutivo, ao longo do século XX, das políticas, dos programas e dos serviços estabelecidos para a melhoria da saúde dos brasileiros. Conteúdo:
• O Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde: uma história de três dimensões
• As Condições de Saúde no Brasil
• Evolução das Políticas e do Sistema de Saúde no Brasil
Formato: PDF
Número de páginas: 323
Tamanho: 14.9 MB
Download

Livro – Atenção Primária e Promoção da Saúde

Esse é mais um volume da Coleção Progestores: para entender a gestão do SUS.Trata de importantes temas como o papel da Atenção Primária na construção do SUS, a estratégia Saúde da Família, os princípios gerais da Política Nacional de Promoção da Saúde, entre outros.Muito bom para pesquisas.
Formato: PDF
Número de páginas: 232
Tamanho: 2.48 MB
Download

Livro - Manual Nacional de Vigilância Laboratorial da Tuberculose e outras Micobactérias

Esta publicação apresenta algumas diretrizes gerais para a estruturação e funcionamento das atividades, em uma lógica hierarquizada e regionalizada.

O objetivo é orientar os profissionais de laboratório do Sistema Único de Saúde (SUS) na organização da rede de referência para detectar casos de tuberculose pulmonar infecciosa, monitorar a evolução do tratamento e documentar a cura por meio do exame microscópico do escarro – baciloscopia. Além disso, este manual contribuirá para o diagnóstico dos casos de tuberculose pulmonar, baciloscopia negativa e extrapulmonar e detecção de outras micobactérias que afetam a saúde da população.1ª Edição (2008).
Formato: PDF
Número de páginas: 458
Tamanho: 10.3 MB
Download

Livro - Ensinando a Cuidar em Saúde Pública

Livro muito bom, mas é uma pena que não é o arquivo completo. Tem apenas o capítulo 6, sobre Dengue e Febre Amarela: cuidados preventivos em saúde.Vejam pelo sumário que esse livro é interessante mesmo.
Formato: PDF
Número de páginas: 44
Tamanho: 623 KB
Download

Um comentário:

  1. Prezada amiga Kátila Lorayne, realmente esta existindo alguns problemas em baixar os download no servidor. O que se pode fazer é entrar no site do servidor http://www.4shared.com/ e colocar no busca do servidor o nome do documento e verá o que se esta procurando. Parece que este problema que você constatou é com todos os usuários.
    Pena que você não enviou o seu e-mail, pois eu te responderia diretamente a você.
    Grato pela recomendações.
    Marcos Silva

    ResponderExcluir

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva